Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens -uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
| dc.contributor.author | Pinto, Diana Micaela da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-01T11:01:13Z | |
| dc.date.available | 2016-04-01T11:01:13Z | |
| dc.date.issued | 2015-05-19 | |
| dc.description.abstract | RESUMO O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, sendo constituído por duas componentes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. No primeiro capítulo – dimensão reflexiva – apresento uma reflexão sobre as minhas vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas em diferentes contextos de prática pedagógica, sendo estes: a Creche, o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, uma turma do 2.º ano e outra do 3.º ano de escolaridade. No segundo capítulo – dimensão investigativa – apresento o estudo de investigação realizado por mim ao longo das práticas pedagógicas que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo incidiu sobre o recurso ao desenho como meio de avaliação diagnóstica e sumativa e envolveu a aplicação da técnica dos desenhos anotados dos alunos, proposta pelos autores Lopes e Silva (2012). As ações de investigação foram orientadas pela questão “Em que medida o desenho pode contribuir para o processo de avaliação das aprendizagens?”e desenvolveram-se segundo a metodologia de estudo de caso. A investigação envolveu momentos de avaliação diagnóstica, intervenções educativas e momentos de avaliação sumativa e foram obtidos resultados que evidenciam o contributo do desenho no processo de avaliação das aprendizagens. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201107554 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1725 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Desenho | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens -uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
