Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens -uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.authorPinto, Diana Micaela da Silva
dc.date.accessioned2016-04-01T11:01:13Z
dc.date.available2016-04-01T11:01:13Z
dc.date.issued2015-05-19
dc.description.abstractRESUMO O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, sendo constituído por duas componentes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. No primeiro capítulo – dimensão reflexiva – apresento uma reflexão sobre as minhas vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas em diferentes contextos de prática pedagógica, sendo estes: a Creche, o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, uma turma do 2.º ano e outra do 3.º ano de escolaridade. No segundo capítulo – dimensão investigativa – apresento o estudo de investigação realizado por mim ao longo das práticas pedagógicas que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo incidiu sobre o recurso ao desenho como meio de avaliação diagnóstica e sumativa e envolveu a aplicação da técnica dos desenhos anotados dos alunos, proposta pelos autores Lopes e Silva (2012). As ações de investigação foram orientadas pela questão “Em que medida o desenho pode contribuir para o processo de avaliação das aprendizagens?”e desenvolveram-se segundo a metodologia de estudo de caso. A investigação envolveu momentos de avaliação diagnóstica, intervenções educativas e momentos de avaliação sumativa e foram obtidos resultados que evidenciam o contributo do desenho no processo de avaliação das aprendizagens.pt_PT
dc.identifier.tid201107554pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1725
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens -uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório_de_mestrado.pdf
Size:
3.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: