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Abstract(s)
O mercado de ensino superior em Portugal enfrenta, à semelhança de outros países, um
ambiente de extrema competitividade, o qual põe em causa a sobrevivência de algumas
instituições de ensino superior (IES), sobretudo as politécnicas, dado que estas tendem a ser menos valorizadas pela população portuguesa. É neste contexto que a gestão da imagem destas instituições tem ganho relevância, uma vez que este fator pode constituir uma importante vantagem competitiva.
Através de um estudo de caso acerca de uma das maiores IES politécnicas portuguesas, o
Instituto Politécnico de Leiria (IPL), estudou-se, pela primeira vez, os fatores que influenciam a formação da imagem de uma IES na perspetiva dos professores do ensino secundário, analisando-se igualmente o potencial impacto dessa imagem sobre a recomendação de uma IES, por parte deste público, aos seus alunos. A literatura indica que estes docentes, pela
influência que exercem no processo de escolha de uma IES, podem ser encarados como um dos principais aliados das IES no recrutamento de estudantes. Considerando a natureza regional do mercado do ensino superior em Portugal, utilizou-se uma amostra de 363 professores que lecionam em escolas do distrito de Leiria para o desenvolvimento de um estudo empírico de caráter quantitativo.
Recorrendo a modelos de regressão linear confirmou-se que, de facto, a imagem global que o público em análise detém do IPL, influencia positivamente a recomendação desta IES aos seus alunos. Além disso, concluiu-se que as perceções destes professores acerca: do reconhecimento
académico desta instituição, da interação desta organização com a sociedade, das suas
caraterísticas institucionais, bem como da sua dimensão e infraestruturas, influenciam
positivamente, e por esta respetiva ordem, a imagem que no geral detêm desta IES. Com base
nos resultados encontrados é apresentado um conjunto de recomendações estratégicas ao IPL, úteis para uma comunicação mais adequada e eficaz com estes líderes de opinião, de modo a potenciar a imagem desta IES junto deste público, favorecendo a recomendação e, em última análise, as estratégias de recrutamento de estudantes.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Imagem Instituições de ensino superior Fatores que influenciam a imagem Recomendação Orofessores do ensino secundário Marketing