Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. Da exploração de estratégias informais à introdução do algoritmo da divisão: contributos para a aprendizagem da operação no 3.º ano de escolaridade.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorDonat, Luísa Joana
dc.date.accessioned2025-12-12T21:57:00Z
dc.date.available2025-12-12T21:57:00Z
dc.date.issued2025-11-26
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, organiza-se em duas partes: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva apresentam-se aprendizagens e desafios vividos ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, em contextos do 1.º e 2.º CEB. Destacam-se a relevância da planificação intencional, mas flexível, da reflexão crítica e da aprendizagem colaborativa, bem como a importância da motivação e da contextualização das tarefas na construção de aprendizagens significativas. A Dimensão Investigativa relata um estudo desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, centrado na resolução de problemas de divisão. Procurou-se compreender as estratégias utilizadas pelos alunos antes e após a introdução do algoritmo da divisão por estimativa do quociente, bem como as dificuldades evidenciadas. Os resultados revelam o predomínio inicial de estratégias informais, como adições sucessivas e representações gráficas, e demonstram que o algoritmo funcionou como ponte eficaz para procedimentos formais, favorecendo a compreensão do resto na divisão inteira. Conclui-se que uma sequência de tarefas planificada intencionalmente constitui um recurso relevante para promover aprendizagens mais profundas e flexíveis do conceito de divisão.por
dc.identifier.tid204082188
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/15032
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAlgoritmo da divisão
dc.subjectDivisão
dc.subjectEstratégias informais e formais
dc.titleRefletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. Da exploração de estratégias informais à introdução do algoritmo da divisão: contributos para a aprendizagem da operação no 3.º ano de escolaridade.
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2. Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Luísa Joana Donat.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: