Publication
Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. Da exploração de estratégias informais à introdução do algoritmo da divisão: contributos para a aprendizagem da operação no 3.º ano de escolaridade.
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
| dc.contributor.author | Donat, Luísa Joana | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T21:57:00Z | |
| dc.date.available | 2025-12-12T21:57:00Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-26 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, organiza-se em duas partes: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva apresentam-se aprendizagens e desafios vividos ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, em contextos do 1.º e 2.º CEB. Destacam-se a relevância da planificação intencional, mas flexível, da reflexão crítica e da aprendizagem colaborativa, bem como a importância da motivação e da contextualização das tarefas na construção de aprendizagens significativas. A Dimensão Investigativa relata um estudo desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, centrado na resolução de problemas de divisão. Procurou-se compreender as estratégias utilizadas pelos alunos antes e após a introdução do algoritmo da divisão por estimativa do quociente, bem como as dificuldades evidenciadas. Os resultados revelam o predomínio inicial de estratégias informais, como adições sucessivas e representações gráficas, e demonstram que o algoritmo funcionou como ponte eficaz para procedimentos formais, favorecendo a compreensão do resto na divisão inteira. Conclui-se que uma sequência de tarefas planificada intencionalmente constitui um recurso relevante para promover aprendizagens mais profundas e flexíveis do conceito de divisão. | por |
| dc.identifier.tid | 204082188 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/15032 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Algoritmo da divisão | |
| dc.subject | Divisão | |
| dc.subject | Estratégias informais e formais | |
| dc.title | Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. Da exploração de estratégias informais à introdução do algoritmo da divisão: contributos para a aprendizagem da operação no 3.º ano de escolaridade. | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2. Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Luísa Joana Donat.pdf
- Size:
- 3.07 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
