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Desenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo grave
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco da | |
dc.contributor.author | Simões, Lina Maria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-05-02T15:44:20Z | |
dc.date.available | 2016-05-02T15:44:20Z | |
dc.date.issued | 2015-10-21 | |
dc.description.abstract | Este projeto de investigação resulta de um estudo de caso levado a ca-bo junto de uma criança de seis anos com Trissomia 21. Tal como é frequente em indivíduos com esta patologia, também este menino ma-nifesta dificuldades em comunicar com o outro. É alegre, sociável e extrovertido, todavia, apresenta lacunas significativas no domínio do vocabulário e na linguagem, recetiva e expressiva, o que acentua as suas dificuldades de comunicação. Necessita de desenvolver as suas competências ao nível da expressão oral. Com este estudo de caso, pretende-se analisar as estratégias mais efi-cazes a implementar com esta criança de forma a promover o desen-volvimento das suas competências comunicacionais. O processo de in-tervenção será alvo de uma avaliação contínua que contribuirá para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida. Com esta investigação, será colocada em prática a metodologia da in-vestigação-ação, com carácter de intervenção, conciliando as caraterís-ticas da investigação e da ação simultaneamente. Para a recolha e aná-lise de dados, será aplicado o método qualitativo. Analisar-se-ão estratégias pedagógicas que contribuam para a constru-ção de aprendizagens significativas. Procurar-se-á identificar e adaptar métodos de trabalho em função das dificuldades do aluno. Promo-ver-se-á uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como meios de informação e de comunicação ao serviço do desenvolvimen-to da linguagem e comunicação. Analisar-se-á o contributo da utiliza-ção de materiais adaptados na prática letiva, ao serviço do desenvol-vimento da linguagem recetiva e expressiva de um aluno com Trisso-mia 21. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201137607 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1775 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sindrome de Down | pt_PT |
dc.subject | Ensino Especial | pt_PT |
dc.subject | Linguagem expressiva | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo grave | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |