Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo grave

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco da
dc.contributor.authorSimões, Lina Maria da Silva
dc.date.accessioned2016-05-02T15:44:20Z
dc.date.available2016-05-02T15:44:20Z
dc.date.issued2015-10-21
dc.description.abstractEste projeto de investigação resulta de um estudo de caso levado a ca-bo junto de uma criança de seis anos com Trissomia 21. Tal como é frequente em indivíduos com esta patologia, também este menino ma-nifesta dificuldades em comunicar com o outro. É alegre, sociável e extrovertido, todavia, apresenta lacunas significativas no domínio do vocabulário e na linguagem, recetiva e expressiva, o que acentua as suas dificuldades de comunicação. Necessita de desenvolver as suas competências ao nível da expressão oral. Com este estudo de caso, pretende-se analisar as estratégias mais efi-cazes a implementar com esta criança de forma a promover o desen-volvimento das suas competências comunicacionais. O processo de in-tervenção será alvo de uma avaliação contínua que contribuirá para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida. Com esta investigação, será colocada em prática a metodologia da in-vestigação-ação, com carácter de intervenção, conciliando as caraterís-ticas da investigação e da ação simultaneamente. Para a recolha e aná-lise de dados, será aplicado o método qualitativo. Analisar-se-ão estratégias pedagógicas que contribuam para a constru-ção de aprendizagens significativas. Procurar-se-á identificar e adaptar métodos de trabalho em função das dificuldades do aluno. Promo-ver-se-á uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como meios de informação e de comunicação ao serviço do desenvolvimen-to da linguagem e comunicação. Analisar-se-á o contributo da utiliza-ção de materiais adaptados na prática letiva, ao serviço do desenvol-vimento da linguagem recetiva e expressiva de um aluno com Trisso-mia 21.pt_PT
dc.identifier.tid201137607pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1775
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSindrome de Downpt_PT
dc.subjectEnsino Especialpt_PT
dc.subjectLinguagem expressivapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo gravept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de MestradoFinal CD.pdf
Size:
2.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: