Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silvapt_PT
dc.contributor.authorAzevedo, Fabiana Priscila Paiva
dc.date.accessioned2022-01-28T11:12:41Z
dc.date.available2022-01-28T11:12:41Z
dc.date.issued2021-11-11
dc.description.abstractO presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid202910083pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectPoluiçãopt_PT
dc.subjectPoluição por plásticospt_PT
dc.subject7E’s modelpt_PT
dc.subjectplastics pollutionpt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.subjectModelo dos 7Ept_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticospt_PT
dc.title.alternativeum estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Priscila_relatório final.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: