Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | pt_PT |
dc.contributor.author | Azevedo, Fabiana Priscila Paiva | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T11:12:41Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T11:12:41Z | |
dc.date.issued | 2021-11-11 | |
dc.description.abstract | O presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202910083 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6534 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Poluição | pt_PT |
dc.subject | Poluição por plásticos | pt_PT |
dc.subject | 7E’s model | pt_PT |
dc.subject | plastics pollution | pt_PT |
dc.subject | science education | pt_PT |
dc.subject | Modelo dos 7E | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticos | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Priscila_relatório final.pdf
- Size:
- 1.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: