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Authors
Abstract(s)
A presente Dissertação de Mestrado aborda a relação entre o Centro Histórico de Viseu e o Desenvolvimento Sustentável, através de um workshop criativo para o Serviço Educativo do Museu Nacional Grão Vasco, no contexto da função social dos museus. Propõe a seguinte questão para investigação: “Pode o MNGV contribuir para a educação sobre o Desenvolvimento Sustentável do Centro Histórico de Viseu?”
O projeto foi desenvolvido na perspetiva da recente “Recommendation on the Historic Urban Landscape”, da Unesco, que representa a visão mais atual sobre esta problemática, e o público-alvo foi constituído por um grupo de 11 estudantes pré-universitários.
É um projeto pluridisciplinar, porque convoca diversas áreas de conhecimento, com destaque para os Centros Históricos e o Património, o Desenvolvimento Sustentável, o Turismo, a Museologia e os Serviços Educativos, a Educação não formal. E transdisciplinar porque se situa precisamente na intersecção e diálogo entre todas estas áreas.
Utilizou-se uma metodologia qualitativa, mais flexível e apropriada para explorar novas áreas de estudo. A metodologia incluíu o desenvolvimento de um site de apoio ao projeto, a observação etnográfica de diversos eventos, e a realização de um evento final na Sé Catedral.
Confirmou-se que: (1) existe uma relação estreita entre o Centro Histórico de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco e a Sé Catedral, com expressão no Turismo; (2) o conceito de "função social dos museus" pode englobar o desenvolvimento de atividades sobre o Desenvolvimento Sustentável, a partir da coleção do museu; (3) é possível identificar, no grupo em estudo, um conjunto significativo de idealizações pré-formadas sobre este assunto; (4) o formato de workshop criativo é adequado, mas a sua configuração bem como a composição dos grupos e o envolvimento da escola são fatores que devem ser repensados; (5) existe um défice significativo ao nível da literacia sobre Desenvolvimento Sustentável.
Recomendações: (1) Configurar uma atividade de acordo com os resultados desta dissertação, pelo Serviço Educativo do Museu, que desenvolva a literacia sobre Desenvolvimento Sustentável, na formulação integral das Nações Unidas; (2) Estudos adicionais, particularmente sobre (a) o Centro Histórico na perspetiva dos moradores recentes (jovens) e do comércio e serviços disponíveis na zona e (b) a dimensão da procura do turismo em relação ao Centro Histórico.
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Keywords
Centros Históricos Desenvolvimento Sustentável Museus e Serviços Educativos função social dos museus Turismo em Viseu