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Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-Escolar
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Cardoso, Nádia Soraia Macedo | |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T10:53:43Z | |
dc.date.available | 2017-07-10T10:53:43Z | |
dc.date.issued | 2017-06-27 | |
dc.description.abstract | presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada está dividido em três partes sendo, cada uma delas, relativas a um contexto educativo (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), onde apresento o meu percurso formativo ao longo dos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. A parte I diz, assim, respeito ao contexto educativo de Creche onde apresento, nomeadamente, a caraterização do meio, do grupo de crianças, dos espaços, tempos e recursos disponíveis, bem como uma breve descrição de duas das propostas educativas exploradas consideradas mais relevantes. A parte II, à semelhança da anterior, relativa ao contexto educativo de Jardim de Infância I, inclui a caraterização do grupo de crianças e descreve a Metodologia de Trabalho de Projeto I – Os Foguetões e os Planetas. A parte III, respeitante ao contexto educativo de Jardim de Infância II, integra a caraterização do meio e do grupo de crianças, a Metodologia de Trabalho de Projeto II – À volta dos Insetos, a avaliação e, por fim, o ensaio investigativo baseado na pergunta de partida: “Podem as estratégias de compreensão leitora ajudar a criança a compreender melhor as histórias?”. Os objetivos do estudo são: i) Fazer revisão da literatura sobre a importância das histórias e da compreensão leitora na Educação Pré-Escolar; ii) Conhecer as potencialidades da exploração de estratégias de compreensão leitora para a compreensão de histórias por parte das crianças; iii) Verificar a evolução das crianças relativamente à capacidade de identificar e/ou comparar personagens, sequenciar e/ou ordenar acontecimentos, identificar relações de causa efeito e identificar problemas e possíveis soluções; iv) Refletir sobre as implicações pedagógicas dos dados. Por conseguinte, a partir da recolha e análise dos dados, foi possível concluir essencialmente que, com as crianças de faixa etária superior (quatro e cinco anos), as estratégias de compreensão leitora e, nomeadamente, o Story Face, auxiliam na (re)organização dos elementos da estrutura narrativa e, inclusive, numa maior e melhor articulação do reconto, contribuindo para a compreensão das narrativas por parte das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201712261 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2658 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Conto | pt_PT |
dc.subject | Compreensão Leitora | pt_PT |
dc.title | Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |