Repository logo
 
Publication

Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorTalhão, Sandra Margarida Simão
dc.date.accessioned2023-04-21T14:58:32Z
dc.date.available2023-04-21T14:58:32Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, relativa à dimensão reflexiva, reflito sobre o meu percurso e vivências ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, esta parte engloba reflexões sobre os receios iniciais, dificuldades e desafios sentidos, aprendizagens realizadas e algumas propostas realizadas. Na segunda parte, apresento a dimensão investigativa, um estudo numa lógica de investigação-ação, que pretende dar resposta à questão de partida: “Em que medida a abordagem às emoções primárias na Educação de Infância facilita a gestão das emoções e o conhecimento de emoções em si e no próximo?”, tendo como objetivos: (i) Perceber como é que as crianças identificam as suas próprias emoções; (ii) Analisar se as crianças conseguem diferenciar as emoções, antes, durante e depois de serem trabalhadas; (iii) Refletir sobre a concretização e os efeitos da sequência pedagógica. Para este estudo, recorri à observação participante, ao diário de bordo, às notas de campo e a fotografias. Seguindo uma metodologia qualitativa, a análise dos dados foi feita numa perspetiva de análise especulativa. O estudo sugere que, quando trabalhadas as emoções desde a Educação de Infância, as crianças desenvolvem a sua empatia e conseguem aprender a gerir as suas emoções.pt_PT
dc.identifier.tid203279476pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8442
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleUm Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Um Percurso Reflexivo sobre a Pratica Pedagogica e a abordagem as emocoes desde a Educacao de Infancia.pdf
Size:
12.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: