Publication
Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
| dc.contributor.author | Talhão, Sandra Margarida Simão | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-21T14:58:32Z | |
| dc.date.available | 2023-04-21T14:58:32Z | |
| dc.date.issued | 2022-12-20 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, relativa à dimensão reflexiva, reflito sobre o meu percurso e vivências ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, esta parte engloba reflexões sobre os receios iniciais, dificuldades e desafios sentidos, aprendizagens realizadas e algumas propostas realizadas. Na segunda parte, apresento a dimensão investigativa, um estudo numa lógica de investigação-ação, que pretende dar resposta à questão de partida: “Em que medida a abordagem às emoções primárias na Educação de Infância facilita a gestão das emoções e o conhecimento de emoções em si e no próximo?”, tendo como objetivos: (i) Perceber como é que as crianças identificam as suas próprias emoções; (ii) Analisar se as crianças conseguem diferenciar as emoções, antes, durante e depois de serem trabalhadas; (iii) Refletir sobre a concretização e os efeitos da sequência pedagógica. Para este estudo, recorri à observação participante, ao diário de bordo, às notas de campo e a fotografias. Seguindo uma metodologia qualitativa, a análise dos dados foi feita numa perspetiva de análise especulativa. O estudo sugere que, quando trabalhadas as emoções desde a Educação de Infância, as crianças desenvolvem a sua empatia e conseguem aprender a gerir as suas emoções. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203279476 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8442 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Creche | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
| dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.title | Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Um Percurso Reflexivo sobre a Pratica Pedagogica e a abordagem as emocoes desde a Educacao de Infancia.pdf
- Size:
- 12.88 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
