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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se
dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão
investigativa.
Na primeira parte, relativa à dimensão reflexiva, reflito sobre o meu
percurso e vivências ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche,
Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, esta parte
engloba reflexões sobre os receios iniciais, dificuldades e desafios
sentidos, aprendizagens realizadas e algumas propostas realizadas.
Na segunda parte, apresento a dimensão investigativa, um estudo numa
lógica de investigação-ação, que pretende dar resposta à questão de
partida: “Em que medida a abordagem às emoções primárias na
Educação de Infância facilita a gestão das emoções e o conhecimento
de emoções em si e no próximo?”, tendo como objetivos: (i) Perceber
como é que as crianças identificam as suas próprias emoções; (ii)
Analisar se as crianças conseguem diferenciar as emoções, antes,
durante e depois de serem trabalhadas; (iii) Refletir sobre a
concretização e os efeitos da sequência pedagógica.
Para este estudo, recorri à observação participante, ao diário de bordo,
às notas de campo e a fotografias. Seguindo uma metodologia
qualitativa, a análise dos dados foi feita numa perspetiva de análise
especulativa. O estudo sugere que, quando trabalhadas as emoções
desde a Educação de Infância, as crianças desenvolvem a sua empatia
e conseguem aprender a gerir as suas emoções.
Description
Keywords
Creche Emoções Educação de Infância Prática Pedagógica Educação Pré-escolar