Repository logo
 
Publication

A relação entre a inovação e a performance no e-Commerce: Caso de estudo Profitero

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Vítor Hugo dos Santos
dc.contributor.authorVieira, Liliana Gaspar
dc.date.accessioned2024-12-10T15:38:41Z
dc.date.embargo2027-11-18
dc.date.issued2024-11-18
dc.description.abstractO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Profitero Ltd., uma plataforma de análise de e-Commerce, sediada em Massachusetts, Estados Unidos da América (EUA). Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria (PL). Este trabalho encontra-se dividido em duas partes: a parte teórica e a prática. A primeira, fundamenta-se numa revisão exaustiva da literatura existente, abrangendo as contribuições de diversos autores como Philip Kotler, Peter Drucker, Joseph Schumpeter, Joe Tidd, entre outros, que discutem conceitos como e-Commerce, marketing, inovação e performance. Além disto, também é abordado, de uma forma muito subtil, o paradigma da revolução tecnológica que tem vindo a acontecer nas últimas décadas e que trouxe consigo inovações disruptivas e um crescimento exponencial no setor do comércio. Na parte prática, é descrita a metodologia utilizada neste trabalho, feita uma análise dos resultados obtidos através de uma entrevista, bem como a sua discussão. Ainda dentro da parte prática, este relatório descreve a entidade onde o estágio foi realizado e as tarefas/atividades desenvolvidas no mesmo. De modo a verificar a relação entre a inovação e a performance no e-Commerce, teve-se a empresa Profitero como caso de estudo. Avançou-se com a elaboração de uma entrevista a um colaborador experiente do departamento de marketing da empresa, de onde se conseguiu obter informações importantes para este estudo: práticas inovadoras adotadas pela empresa, exemplos concretos do impacto da Inovação na Performance dos clientes da empresa, futuros produtos inovadores, como a empresa vê e lida com a inovação, entre outros muitos aspetos. Desta forma, conseguiu-se comprovar o principal objetivo deste estudo: uma relação positiva entre a inovação e a performance no e-Commerce. Contudo, apesar de os resultados coincidirem com a literatura, é necessário ter algum cuidado ao generalizar as conclusões, uma vez que o estudo foi realizado com base apenas numa empresa.pt_PT
dc.identifier.tid203750225pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10297
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecte-Commercept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.titleA relação entre a inovação e a performance no e-Commerce: Caso de estudo Profiteropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio-de-estagio-liliana-vieira-vcf_cf.pdf
Size:
4.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: