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Dança para idosos institucionalizados e não institucionalizados: efeitos nas atividades quotidianas e nível de satisfação com as aulas
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Varregoso Rebetim | |
dc.contributor.author | Machado, Ana Rita de Oliveira Roda | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T11:52:41Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T11:52:41Z | |
dc.date.issued | 2015-07-10 | |
dc.description.abstract | Vivemos fazendo face à problemática do envelhecimento, onde ser “ativo” é fundamental para viver mais anos de uma forma saudável e com independência. Como tal, a prática da Dança vai de encontro a muitos aspetos inerentes ao conceito de envelhecimento ativo, promovendo o bem-estar e sobretudo tendo um impacto favorável no que respeita à ocupação dos tempos livres através do movimento e da componente corporal. Esta investigação abrange uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e uma abordagem quantitativa, cujo objetivo principal foi analisar os efeitos da prática de dança sobre a capacidade de realização das tarefas quotidianas em idosos institucionalizados e não institucionalizados. Para isso, foram realizadas aulas de dança durante 15 semanas e foram usados os instrumentos de avaliação: Índice de Barthel, Questionário de Baecke Modificado e o Questionário de Satisfação com as Aulas de Dança. Recorreu-se ao SPSS versão 21.0 e foram usadas técnicas estatísticas não paramétricas: o teste de Wilcoxon para avaliar os resultados do IB e do QBM e o teste Qui-quadrado (χ2) para o QSAD. Os resultados indicam que a dança não teve efeitos estatisticamente significativos nas atividades quotidianas. Os idosos afirmaram que as aulas de dança contribuíram para sentir bem-estar (98%) e se divertir/distrair (96%), ficaram muito satisfeitos com a relação do professor com o grupo (72%) e do professor consigo próprio (78%). Concluiu-se que, mesmo sem diferenças estatisticamente significativas, a dança teve efeitos positivos, tanto nos idosos institucionalizados, como nos não institucionalizados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201601370 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2470 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Efeitos | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Idoso institucionalizado | pt_PT |
dc.subject | Idoso independente | pt_PT |
dc.subject | Atividades quotidianas | pt_PT |
dc.title | Dança para idosos institucionalizados e não institucionalizados: efeitos nas atividades quotidianas e nível de satisfação com as aulas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Activo | pt_PT |
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