Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dança para idosos institucionalizados e não institucionalizados: efeitos nas atividades quotidianas e nível de satisfação com as aulas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao_MIEA_A.Rita.Machado-2015.pdf1.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vivemos fazendo face à problemática do envelhecimento, onde ser “ativo” é fundamental para viver mais anos de uma forma saudável e com independência. Como tal, a prática da Dança vai de encontro a muitos aspetos inerentes ao conceito de envelhecimento ativo, promovendo o bem-estar e sobretudo tendo um impacto favorável no que respeita à ocupação dos tempos livres através do movimento e da componente corporal. Esta investigação abrange uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e uma abordagem quantitativa, cujo objetivo principal foi analisar os efeitos da prática de dança sobre a capacidade de realização das tarefas quotidianas em idosos institucionalizados e não institucionalizados. Para isso, foram realizadas aulas de dança durante 15 semanas e foram usados os instrumentos de avaliação: Índice de Barthel, Questionário de Baecke Modificado e o Questionário de Satisfação com as Aulas de Dança. Recorreu-se ao SPSS versão 21.0 e foram usadas técnicas estatísticas não paramétricas: o teste de Wilcoxon para avaliar os resultados do IB e do QBM e o teste Qui-quadrado (χ2) para o QSAD. Os resultados indicam que a dança não teve efeitos estatisticamente significativos nas atividades quotidianas. Os idosos afirmaram que as aulas de dança contribuíram para sentir bem-estar (98%) e se divertir/distrair (96%), ficaram muito satisfeitos com a relação do professor com o grupo (72%) e do professor consigo próprio (78%). Concluiu-se que, mesmo sem diferenças estatisticamente significativas, a dança teve efeitos positivos, tanto nos idosos institucionalizados, como nos não institucionalizados.

Description

Keywords

Efeitos Dança Idoso institucionalizado Idoso independente Atividades quotidianas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue