Repository logo
 
Publication

O sentido espacial na creche: a torre dos cubos

dc.contributor.authorPinto, Hélia
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorDuarte, Nicole
dc.date.accessioned2024-09-23T14:06:25Z
dc.date.available2024-09-23T14:06:25Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.description.abstractEste estudo visa perceber como se desenvolveu o sentido espacial num momento de brincadeira livre na creche entre 11 crianças (12/24 meses) e um adulto, no episódio denominado torre dos cubos. Adotando o paradigma interpretativo, recorreu-se à observação participante para aceder aos dados. Os resultados revelam comportamentos das crianças e do adulto (e.g., as crianças aproximam-se e afastam-se do local da construção; o adulto modela comportamentos) que nos levam a inferir que a criança desenvolve o sentido espacial de forma intuitiva e espontânea, na interação com objetos, com pares e com adulto(s) responsivo(s).pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand how the spatial sense was developed in a moment of free play in the nursery between 11 children (12/24 months) and an adult, in the episode called tower of cubes. Adopting the interpretive paradigm, participant observation was used to access the data. The results reveal behaviors of children and adults (e.g., children approach and move away from the construction site; the adult models behaviors) that lead us to infer that the child develops the spatial sense intuitively and spontaneously, in the interaction with objects, with peers and with responsive adult(s).pt_PT
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo comprender cómo se desarrolló el sentido espacial en un momento de juego libre entre 11 niños (12/24 meses) y un adulto, en el episodio denominado torre de cubos. Adoptando el paradigma interpretativo, se utilizó la observación participante para acceder a los datos. Los resultados revelan comportamientos de niños y adultos (p. ej., los niños se acercan y se alejan del sitio de construcción; el adulto modela comportamientos) que nos llevan a inferir que el niño desarrolla el sentido espacial de manera intuitiva y espontánea, en la interacción con objetos, con pares y con adultos receptivos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, H., Dias I. S. e Duarte, N. (2023). O sentido espacial na creche: a torre dos cubos. PNA, 17(4), 347-370. https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639pt_PT
dc.identifier.doi10.30827/pna.v17i4.26639pt_PT
dc.identifier.issn1887-3987
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10071
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditorial Universidad de Granadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/26639pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdultopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectSentido espacialpt_PT
dc.subjectTorre dos Cubospt_PT
dc.subjectTower of cubespt_PT
dc.subjectSpatial sensept_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAdultpt_PT
dc.subjectSentido espacialpt_PT
dc.subjectEducación infantilpt_PT
dc.subjectNiñopt_PT
dc.titleO sentido espacial na creche: a torre dos cubospt_PT
dc.title.alternativeThe spatial sense at the nursery: the tower of the cubespt_PT
dc.title.alternativeEl sentido espacial en la educación infantil: la torre de los cubospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGranadapt_PT
oaire.citation.endPage370pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage347pt_PT
oaire.citation.titlePNApt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNamePinto Simões Dias
person.familyNameDuarte
person.givenNameHélia
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameNicole Gaspar
person.identifier0000000069694291
person.identifier.ciencia-idB211-F250-98AF
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.ciencia-idD718-5FC5-D846
person.identifier.orcid0000-0002-7891-2523
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
person.identifier.orcid0000-0001-8396-6369
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication25d61d99-9436-465d-ae80-e7e1ccb318ab
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25d61d99-9436-465d-ae80-e7e1ccb318ab

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo PNA_o sentido espacial na creche.pdf
Size:
334.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: