Repository logo
 
Publication

Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinês

dc.contributor.authorZhang, Yuxiong
dc.date.accessioned2025-05-21T12:49:50Z
dc.date.available2025-05-21T12:49:50Z
dc.date.issued2024-12-05en_US
dc.date.updated2025-05-17T13:00:31Z
dc.description.abstractO ensino de chinês no Brasil tem acelerado bastante nos últimos anos, mas seu desenvolvimento está enfrentando uma série de desafios. Até o momento, existem menos de 10 pesquisas em relação ao ensino da língua chinesa no Brasil e nenhuma preocupa os estudantes brasileiros, sobretudo a sua motivação para aprendizagem. O presente trabalho se baseia em um questionário que envolveu 97 estudantes de um curso online de chinês implementado em uma universidade pública no Nordeste do Brasil. Um questionário adaptado a partir de um conjunto de modelos amplamente utilizados nos estudos de motivação da aprendizagem de línguas foi utilizado para coletar dados. Os resultados indicam que os aprendizes brasileiros têm uma motivação relativamente abrangente de aprender a língua chinesa, porém a maior parte deles manifestam uma vontade autônoma de adquirir a língua e uma inclinação intrínseca pelo idioma e cultura chinesa.por
dc.description.abstractLa enseñanza del chino en Brasil se ha acelerado considerablemente en losúltimos años, pero su desarrollo se enfrenta a una serie de retos. Hasta la fecha,se han realizado menos de 10 estudios sobre la enseñanza del chino en Brasil yninguno de ellos se ha ocupado de los estudiantes brasileños, especialmente de sumotivación para aprender. El presente trabajo se basa en una encuesta en la queparticiparon 97 estudiantes de un curso de chino en línea impartido en unauniversidad pública del nordeste de Brasil. Para la recogida de datos se utilizó uncuestionario adaptado a partir de un conjunto de modelos ampliamente utilizadosen los estudios sobre motivación para el aprendizaje de idiomas. Los resultadosindican que los alumnos brasileños tienen una motivación relativamente ampliapara aprender la lengua china, pero la mayoría de ellos expresa un deseoautónomo de adquirir la lengua y una inclinación intrínseca hacia la lengua y lacultura chinas.spa
dc.description.abstractChinese language teaching in Brazil has accelerated considerably in recent years,but its development is facing a number of challenges. To date, there have beenfewer than 10 studies on Chinese language teaching in Brazil and none of them hasbeen concerned with Brazilian students, especially their motivation to learn. Thepresent work is based on a survey involving 97 students from an online Chinesecourse implemented at a public university in northeastern Brazil. A questionnaireadapted from a set of models widely used in language learning motivation studieswas used to collect data. The results indicate that Brazilian learners have arelatively broad motivation to learn Chinese, but most of them express anautonomous desire to acquire the language and an intrinsic inclination towards theChinese language and culture.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationZhang, Y. (2024). Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinês. Linhas Crí­ticas, 30, e53857. https://doi.org/10.26512/lc30202453857
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc30202453857en_US
dc.identifier.issn1981-0431
dc.identifier.slugcv-prod-4253179
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12953
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUNB
dc.relation.hasversionhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/53857
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEnsino de chinês
dc.subjectMotivação para aprendizagem
dc.subjectChinês
dc.subjectChinese language teaching
dc.subjectChinese
dc.subjectLearning motivation
dc.subjectEnseñanza del chino
dc.subjectChino
dc.subjectMotivación para el aprendizaje
dc.titlePaixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinêsen_US
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleLinhas Críticasen_US
oaire.citation.volume30en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
rcaap.cv.cienciaidD513-579A-2C2F | Yuxiong Zhang
rcaap.rightsopenAccessen_US

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
53857.pdf
Size:
448.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: