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Estudo técnico-económico da viabilidade de adoção de zonas moldantes por SLM

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
dc.contributor.advisorVasco, Joel Oliveira Correia
dc.contributor.authorIsidoro, Mariana Gil Marques
dc.date.accessioned2025-08-07T13:12:17Z
dc.date.available2025-08-07T13:12:17Z
dc.date.issued2025-06-17
dc.description.abstractO desenvolvimento de peças plásticas de alta precisão é um desafio constante na indústria automóvel, especialmente quando se trata de componentes óticos utilizados em sistemas de iluminação e visibilidade. Este tipo de peça exige um rigoroso controlo de qualidade dimensional e geométrica, dado que qualquer variação pode ter um impacto significativo no seu desempenho ótico. O presente trabalho aborda um caso real de uma empresa, uma lente espessa ótica plástica, que apresenta uma depressão inesperada resultante de um ponto quente no processo de produção. Este defeito está localizado numa face funcional do ponto de vista ótico que deveria possuir um elevado grau de planicidade, o que não se verificando, pode comprometer a funcionalidade ótica da lente Considerando que o molde já existe, a hipótese inicial mais viável para tentar ultrapassar o problema será o reajuste das variáveis do processo de injeção, solução que se verificou não ser suficiente para resolver o problema, considerando-se então a reengenharia do molde com a adoção de canais conformáveis de arrefecimento. A abordagem inicial tanto como a abordagem da reengenharia do molde foi devidamente suportada pela simulação numérica do processo de injeção, observando as condições de fronteira, cargas e materiais inerentes a cada abordagem. A utilização de canais conformáveis é viabilizada com a aplicação da tecnologia SLM em insertos moldantes, cujos custos de produção e lead time são analisados em detalhe para determinar o break-even da sua utilização.por
dc.description.abstractThe development of high-precision plastic parts is a constant challenge in the automotive industry, especially when it comes to optical components used in lighting and visibility systems. This type of part requires rigorous dimensional and geometric quality control, since any variation can have a significant impact on its optical performance. This work addresses a real case of a company, a thick plastic optical lens, which presents an unexpected depression resulting from a hot spot in the production process. This defect is located on a functional face from an optical point of view that should have a high degree of flatness, which, if not, could compromise the optical functionality of the lens. Considering that the mould already exists, the most viable initial hypothesis to try to overcome the problem would be to readjust the variables of the injection process, a solution that was found to be insufficient to solve the problem, thus considering the reengineering of the mould with the adoption of conformable cooling channels. The initial approach, as well as the mould reengineering approach, was duly supported by numerical simulation of the injection process, observing the boundary conditions, loads and materials inherent to each approach. The use of conformable channels is made possible by applying SLM technology to mould inserts, whose production costs and lead time are analysed in detail to determine the break even point of their use.eng
dc.identifier.tid203982126
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13894
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAutomóvel
dc.subjectLente
dc.subjectMoldação por injeção
dc.subjectSimulação numérica
dc.subjectCanais conformáveis
dc.subjectSLM
dc.titleEstudo técnico-económico da viabilidade de adoção de zonas moldantes por SLM
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica – Produção Industrial

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