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Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorMartins, Diana Filipa da Costa
dc.date.accessioned2022-05-13T14:32:41Z
dc.date.available2022-05-13T14:32:41Z
dc.date.issued2022-02-03
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge do âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes. A parte I faz referência, de forma reflexiva, às aprendizagens adquiridas nos diferentes contextos educativos em que estive inserida, às experiências vivenciadas, às propostas implementadas, aos projetos construídos, assim como aos desafios e conquistas. A parte II contempla a dimensão investigativa, que tem por base uma investigação-ação, desenvolvida com três crianças com cinco anos de idade. Este estudo de natureza qualitativa pretende dar a conhecer os contributos do reconto de histórias infantis para a compreensão e resolução de problemas matemáticos, através da utilização de uma sequência didática, criada pela educadora-investigadora, que tem a seguinte estrutura: leitura da história infantil; diálogo com as crianças em torno da compreensão da narrativa ouvida, com apoio/mediação do esquema visual Story Face; reconto oral e resolução do problema matemático, segundo as fases de Polya. Os dados adquiridos inferem a ação positiva do reconto das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos, uma vez que, permitem a interpretação e compreensão dos conceitos matemáticos presentes nas histórias e nos problemas, assim como o transporte das ideias principais da narrativa para as diferentes estratégias de resolução, visíveis na comunicação, no raciocínio e na representação. A parte III diz respeito às considerações finais, onde são evidenciadas as experiências mais significativas deste percurso académico e profissional que serviram de base para a aquisição de competências essenciais para a construção da minha identidade como educadora de infância, tais como a capacidade de refletir, de observar/avaliar, questionar, investigar e regular.pt_PT
dc.identifier.tid203009762pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7132
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectContopt_PT
dc.subjectStory Facept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleRefletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré - Escolar - Diana Martins - Após correções Formais.pdf
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