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Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
dc.contributor.author | Martins, Diana Filipa da Costa | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T14:32:41Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T14:32:41Z | |
dc.date.issued | 2022-02-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge do âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes. A parte I faz referência, de forma reflexiva, às aprendizagens adquiridas nos diferentes contextos educativos em que estive inserida, às experiências vivenciadas, às propostas implementadas, aos projetos construídos, assim como aos desafios e conquistas. A parte II contempla a dimensão investigativa, que tem por base uma investigação-ação, desenvolvida com três crianças com cinco anos de idade. Este estudo de natureza qualitativa pretende dar a conhecer os contributos do reconto de histórias infantis para a compreensão e resolução de problemas matemáticos, através da utilização de uma sequência didática, criada pela educadora-investigadora, que tem a seguinte estrutura: leitura da história infantil; diálogo com as crianças em torno da compreensão da narrativa ouvida, com apoio/mediação do esquema visual Story Face; reconto oral e resolução do problema matemático, segundo as fases de Polya. Os dados adquiridos inferem a ação positiva do reconto das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos, uma vez que, permitem a interpretação e compreensão dos conceitos matemáticos presentes nas histórias e nos problemas, assim como o transporte das ideias principais da narrativa para as diferentes estratégias de resolução, visíveis na comunicação, no raciocínio e na representação. A parte III diz respeito às considerações finais, onde são evidenciadas as experiências mais significativas deste percurso académico e profissional que serviram de base para a aquisição de competências essenciais para a construção da minha identidade como educadora de infância, tais como a capacidade de refletir, de observar/avaliar, questionar, investigar e regular. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203009762 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7132 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Conto | pt_PT |
dc.subject | Story Face | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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- Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré - Escolar - Diana Martins - Após correções Formais.pdf
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