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Abstract(s)
Enquadramento: As práticas clínicas simuladas, designadas por experiências clínicas simuladas ou simulação, são um processo formativo dinâmico e desafiador que decorre em ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica.
Objetivo: Estudar a satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas.
Metodologia: Estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa, com uma amostra de 223 estudantes de enfermagem. Aplicada a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), constituída pelas dimensões: prática, cognitiva e realismo.
Resultados: A satisfação média global com as práticas clínicas simuladas, foi de 7,501 na escala de 1–10. As características sociodemográficas, ano curricular e conteúdos, não foram preditivos da satisfação.
Os estudantes apresentam-se em média mais satisfeitos na dimensão cognitiva e menos satisfeitos na dimensão realismo.
Conclusão: Os estudantes apresentam-se satisfeitos com as práticas clínicas simuladas percecionando a sua importância para a aprendizagem, na aquisição de competências e maior capacidade de resposta no ensino clínico em contexto real. Tal reforça a pertinência do investimento, teórico, científico e prático, nesta estratégia de ensino.
Description
Keywords
Simulação de paciente Treino por simulação Satisfação pessoal Estudantes Enfermagem
Pedagogical Context
Citation
Marques, R., Néné, M. ., Silva, I. S. ., Mendes, C. ., Sales, L. ., & Lucas, . I. (2023). A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas. Revista De Enfermagem Referência, 6(2, Supl. 1), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI22024
Publisher
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra