Repository logo
 
Publication

Acessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientes

dc.contributor.authorSousa, Jenny
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2022-02-09T12:06:01Z
dc.date.available2022-02-09T12:06:01Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.date.updated2022-02-08T19:35:11Z
dc.description.abstractA acessibilidade na prestação de serviços hoteleiros tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, deixando de ser encarada como uma obrigação, mas antes como uma oportunidade de rentabilização e uma vantagem competitiva. Na verdade, as unidades hoteleiras têm consciência de que o segmento do mercado associado ao turismo acessível está a crescer significativamente, salientando-se como uma oportunidade de negócio que não deve ser menosprezada. Conscientes de que a capacidade de atração dos lugares passa, cada vez mais, pela forma como estes podem ser utilizados por todos, os hotéis veem no conceito de acessibilidade transversal uma oportunidade de valorização. Este conceito, o de acessibilidade transversal, tem sido particularmente usado nas áreas do turismo/cultura e traduz-se na identificação de soluções que sejam úteis ao maior número de pessoas possível, ao invés de adaptações específicas para determinado grupo de pessoas (com ou sem deficiência), que só sirvam alguns. Intimamente relacionado com o conceito de desenho universal, a acessibilidade transversal pode ser menos dispendiosa e mais lucrativa, por não implicar diversas soluções formuladas em função dos destinatários, mas apenas uma solução. Desta forma, é assegurado a todos os clientes um maior nível de autonomia na utilização das diversas valências da unidade hoteleira, no pressuposto de que quanto maior for o grau de independência, maior será a satisfação. Com este trabalho pretendemos discutir a importância da acessibilidade nos equipamentos hoteleiros e conhecer as soluções de acessibilidade mais indicadas em plataformas de apoio às pessoas que procuram espaços de alojamento inclusivos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, Jenny & Mangas, Catarina. (2020). Acessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientes. 879-887. 10.4995/INN2020.2020.11839.pt_PT
dc.identifier.doi10.4995/INN2020.2020.11839pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9048-873-7
dc.identifier.issn2695-8554
dc.identifier.slugcv-prod-2578498
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6609
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditorial Universitat Politécnica de Valenciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo acessívelpt_PT
dc.subjectTur4allpt_PT
dc.subjectEquipamentos hoteleiros acessíveispt_PT
dc.titleAcessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage887pt_PT
oaire.citation.startPage879pt_PT
oaire.citation.titleINNODOCT/20pt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameMangas
person.givenNameJenny
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-idD718-1B53-F947
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.orcid0000-0003-1626-6746
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
rcaap.cv.cienciaidD718-1B53-F947 | Jenny Sousa
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo_Acessibilidade_dos_equipamentos_hoteleiros__perceções_dos_clientes.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: