Publication
Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
| dc.contributor.author | Henriques, Raquel Filipa da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-12T16:44:38Z | |
| dc.date.available | 2017-01-12T16:44:38Z | |
| dc.date.issued | 2016-12-06 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, designadamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas a respeito do percurso e do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procurou-se relatar aprendizagens realizadas pela mestranda a partir da sua intervenção nos diversos contextos. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão o ser educador e professor, e um assunto significativo ocorrente da Prática Pedagógica, nomeadamente o interesse da observação. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se centra em questões da temática da diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada com crianças integradas em grupos heterogéneos a nível de aprendizagem e desenvolvimento, incidindo sobre a implementação de estratégias diferenciadas nos primeiros anos de vida. Sendo a temática do estudo a diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada formulou-se a seguinte questão de partida: “Como utilizar estratégias de diferenciação pedagógica para a construção de salas inclusivas?”. A implementação das estratégias diferenciadoras revelaram a existência de um crescente grau de autonomia e de responsabilidade patente no desenvolvimento do trabalho, de organização do espaço, dos materiais e do tempo; uma maior motivação dos alunos. A realização deste estudo permitiu responder de forma mais consciente e organizada às necessidades de cada aluno respeitando as suas dificuldades e ritmos de aprendizagens diferenciados. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201548410 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2410 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia Diferenciada | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
