Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMilhano, Sandrina Diniz Fernandes
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorHenriques, Raquel Filipa da Silva
dc.date.accessioned2017-01-12T16:44:38Z
dc.date.available2017-01-12T16:44:38Z
dc.date.issued2016-12-06
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, designadamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas a respeito do percurso e do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procurou-se relatar aprendizagens realizadas pela mestranda a partir da sua intervenção nos diversos contextos. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão o ser educador e professor, e um assunto significativo ocorrente da Prática Pedagógica, nomeadamente o interesse da observação. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se centra em questões da temática da diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada com crianças integradas em grupos heterogéneos a nível de aprendizagem e desenvolvimento, incidindo sobre a implementação de estratégias diferenciadas nos primeiros anos de vida. Sendo a temática do estudo a diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada formulou-se a seguinte questão de partida: “Como utilizar estratégias de diferenciação pedagógica para a construção de salas inclusivas?”. A implementação das estratégias diferenciadoras revelaram a existência de um crescente grau de autonomia e de responsabilidade patente no desenvolvimento do trabalho, de organização do espaço, dos materiais e do tempo; uma maior motivação dos alunos. A realização deste estudo permitiu responder de forma mais consciente e organizada às necessidades de cada aluno respeitando as suas dificuldades e ritmos de aprendizagens diferenciados.pt_PT
dc.identifier.tid201548410pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2410
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectPedagogia Diferenciadapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Raquel Henriques.pdf
Size:
4.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: