Repository logo
 
Publication

Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhas

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.authorSalada, Cristiana Santos
dc.date.accessioned2017-07-24T10:04:35Z
dc.date.available2017-07-24T10:04:35Z
dc.date.issued2017-07-06
dc.description.abstractO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche: a sua definição, a sua legislação, o papel do educador de infância nesse contexto e a documentação; assim como acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto profissional e pessoal, como socialmente, fruto da aplicação prática de conhecimentos nesse ambiente. Paralelamente o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 19 e os 22 meses encontrar-se-á também nesta parte. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as interações de 5 crianças com os objetos dos cestos dos tesouros, entre si e com o adulto. Desta forma, tentou-se compreender: quais foram as interações que as crianças com idades entre os 19 e os 22 meses estabeleceram a partir do contacto com objetos dos cestos dos tesouros, qual foi o cesto que despoletou maior interesse e refletiu-se sobre as interações em contexto de Creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e do contacto físico. As crianças interagiram com os objetos maioritariamente através do tato e com os pares e adulto estabeleceram interações predominantemente através do olhar. A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. São abordados assuntos relacionados com o Jardim de Infância como: a sua legislação, o que é a educação pré-escolar, o papel do educador nesse contexto e a documentação existente, assim como as experiências significativas. Vivenciada a metodologia de trabalho por projeto em ambos os contextos, é apresentado um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças/comunidades educativas.pt_PT
dc.identifier.tid201719746pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2674
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.titleDa Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Cristiana Salada.pdf
Size:
4.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: