Publication
Diálogos
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rama, Samuel José Travassos | |
dc.contributor.advisor | Gaudêncio, Susana Cristina | |
dc.contributor.author | Pereira, Constança Bettencourt | |
dc.date.accessioned | 2017-01-23T16:00:52Z | |
dc.date.available | 2017-01-23T16:00:52Z | |
dc.date.issued | 2016-12-23 | |
dc.description.abstract | O presente documento escrito tem como objetivo, a reflexão sobre alguns dos temas abordados no meu percurso artístico, durante o Mestrado de Artes Plásticas. O meu trabalho tem-se debruçado sobre as questões da escultura e do desenho, coexistindo estas práticas, num diálogo próprio, tanto em conjunto como separadas. O desenho inscreve-se no espaço virtual da folha como sombra da escultura, e tem tido como referência as filosofias orientais – centra-se no momento, na economia do gesto, dá enfase à experiência física e psíquica do corpo. O processo escultórico, por sua vez, inicia-se na procura, encontro e recolha de objetos antigos e de matérias da natureza. Estes ativam a perceção sensível através das suas “marcas” e do seu carácter transitório, que são sinónimo da passagem do Tempo. As esculturas são antropomórficas, remetendo sempre às linhas de desenho. Nelas existe uma ligação céu-terra, onde a perceção do mundo e a tónica se situam não nos seus extremos mas no espaço entre, no meio. As esculturas situam-se entre ausência e presença, o vazio e o cheio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201557371 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2440 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Origem | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Espiritual | pt_PT |
dc.subject | Luz | pt_PT |
dc.subject | Tempo | pt_PT |
dc.subject | Branco | pt_PT |
dc.title | Diálogos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado | pt_PT |