Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-23"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Seismic Vulnerability and Parametric Study on a Bare Frame Building in NepalPublication . Dumaru, Rakesh; Pinheiro Rodrigues, Hugo Filipe; Furtado, André; Varum, HumbertoThe influence of the infill masonry walls in the structural response of reinforced concrete (RC) structures when subjected to earthquakes is not considered in Nepal National Building code and Indian Standard code. Field observations carried out after the 25th April Gorkha earthquake in Nepal reinforce the importance of the infill walls, namely, through the significant increasing of the structural stiffness and by the possibility of introducing unexpected mechanisms that can cause extensive damages or even the collapse of the structure. This article focuses on the study of an existing bare frame, representative of the Nepalese RC buildings, which was modeled and calibrated with data results collected from ambient vibration tests. Initially, a parametric study was conducted with the aim of evaluating the influence of parameters, such as concrete strength and elasticity modulus, slab thickness, and columns cross section in the natural frequencies of the building. The influence of the infill masonry walls in the structural response was evaluated through the modeling of three different numerical models with different disposition of the infill panels from the calibrated existing structure. The seismic vulnerability assessment was performed through non-linear static pushover and dynamic analysis. The results will be presented and discussed in terms of base maximum inter-storey drifts and maximum base shear.
- Habitar o mundoPublication . Ferreira, Tierri Fonseca; Rama, Samuel José TravassosO presente trabalho de projeto coincide com um período de questionamento e de reflexão profunda sobre a minha prática artística, no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas. Estas reflexões não incidem apenas em acontecimentos específicos, mas em intuições alimentadas pela observação, que estão intimamente ligadas à minha experiência de vida, sem no entanto ser autobiográfico. Começa-se por fazer referência à arte em geral e à escultura em particular, passando pelas minhas memórias de habitar o mundo. O segundo momento apresenta um conjunto de cinco trabalhos que foram desenvolvidos e discutidos, no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas.
- Laboratório Do Estranho e Do HíbridoPublication . Silva, Cathy Pinto da; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraO trabalho projectual desenvolve-se em duas componentes, tendo como resultado esta dissertação teórico-prática que explicita essa interligação. Vive assim entre as pesquisas e conclusões teóricas e o reflexo contínuo das mesmas no trabalho prático. Inicia-se a componente teórica com uma pesquisa sobre a ideia de monstros híbridos e quimeras, da qual surgem, um primeiro conjunto de peças escultóricas com o título Espécimes sem ossos - Corpos Mutantes. Estes tal como os Espécimes com ossos têm como essência a fundamentação de José Gil e da sua obra “Monstros”, em que o autor nos reporta para a figura do monstro, analisada a partir de questões tais como o corpo monstruoso, a monstruosidade como fenómeno, o devir-monstro e a própria história ou contexto deste. Mas também de outros autores como Fernando Guerreiro e Maria Augusta Babo. Este tipo de questões vão, não só sustentar o meu trabalho, como abrir caminho a futuras possibilidades plásticas. O corpo de trabalho está dividido em três séries onde procuro criar um conjunto de objectos escultóricos que estabeleçam uma relação de estranheza com o observador.
- A imagem de siPublication . Léonard, Nolwenn; Rama, Samuel José Travassos; Gaudêncio, Susana CristinaA imagem de si é esta imagem que temos de nós mesmos: imagem que corresponde ao mesmo tempo à que vemos no espelho, nas fotos, mas também no olhar dos outros e, principalmente, o mais importante para mim, a imagem que «sentimos de nós». Esta dissertação é uma reflexão sobre as minhas pesquisas artísticas baseadas sobre as fotografias que tiro de mim: é, de facto, da captura de fotografias que nasceu o meu questionamento sobre a imagem de si. Descrevo o meu processo de desenvolvimento destas imagens fotográficas nas quais não me reconheço e que são a base do meu trabalho: simultaneamente pelo facto de ser o tema, mas também porque são iniciadoras das minhas pesquisas. Neste texto, faço uma análise das duas séries principais realizadas este ano: as «images remanentes» e as «peintographies»: a primeira série está muito ligada ao processo de desenho e a ideia de mimésis, enquanto a segunda está mais ligada à ideia de duplo fotográfico, pelo processo de captura de imagens, diferente do processo que usava inicialmente, para incluir a minha imagem nas fotos.
- DiálogosPublication . Pereira, Constança Bettencourt; Rama, Samuel José Travassos; Gaudêncio, Susana CristinaO presente documento escrito tem como objetivo, a reflexão sobre alguns dos temas abordados no meu percurso artístico, durante o Mestrado de Artes Plásticas. O meu trabalho tem-se debruçado sobre as questões da escultura e do desenho, coexistindo estas práticas, num diálogo próprio, tanto em conjunto como separadas. O desenho inscreve-se no espaço virtual da folha como sombra da escultura, e tem tido como referência as filosofias orientais – centra-se no momento, na economia do gesto, dá enfase à experiência física e psíquica do corpo. O processo escultórico, por sua vez, inicia-se na procura, encontro e recolha de objetos antigos e de matérias da natureza. Estes ativam a perceção sensível através das suas “marcas” e do seu carácter transitório, que são sinónimo da passagem do Tempo. As esculturas são antropomórficas, remetendo sempre às linhas de desenho. Nelas existe uma ligação céu-terra, onde a perceção do mundo e a tónica se situam não nos seus extremos mas no espaço entre, no meio. As esculturas situam-se entre ausência e presença, o vazio e o cheio.
- Produzir consciência ao longo da experiênciaPublication . Claro, Kévin Manuel dos Santos; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Gaudêncio, Susana CristinaA minha prática artística tem vindo a desenvolver-se, fundamentalmente, na exploração progressiva da minha identidade. O auto-retrato e a auto-representação surgem como processos que exteriorizam (metaforicamente) esta auto-observação. Servindo-me assim do contra-senso existente em materializar este processo de introspeção para expor esta prática como exercício em perpétua transformação. Recorro a diversas técnicas, materiais, meios e formatos, alimentando uma imprescindível exploração plástica. Apodero-me assim da minha prática artística para questionar e despir-me das convenções que delimitam/disciplinam a minha individualidade, procurando desvelar o que é verdadeiramente meu.