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O Potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades especificas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marques, Nuno Fragata | |
dc.contributor.advisor | Freire, Carla Sofia Costa | |
dc.contributor.author | Fialho, Maria da Conceição Marques | |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T13:42:20Z | |
dc.date.available | 2021-05-31T13:42:20Z | |
dc.date.issued | 2021-04-12 | |
dc.description.abstract | O estudo agora apresentado surge do meu interesse pessoal e da urgência que sinto em trilhar novos caminhos e procurar soluções diversificadas para os desafios diários enquanto docente de Educação Especial. Enquadra-se na temática da Educação Inclusiva, mais concretamente no campo do trabalho de apoio direto a crianças com Necessidades Específicas, e pretende sublinhar a utilidade e a pertinência de se aliar a utilização de recursos materiais standard (disponíveis no mercado, de acesso livre, devidamente credenciados) a outros materiais que sejam pensados e criados especificamente para as crianças em questão, decorrentes das dificuldades diagnosticadas e ajustados aos seus interesses e motivações. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido ao longo de sete meses, com estratégia de investigação-ação, com uma criança de 5 anos diagnosticada com Perturbação moderada do Espetro do Autismo. O estudo, de natureza exploratório-descritiva, descreve pormenorizadamente o processo de planificação, construção e testagem de um jogo de computador de associação de imagens “ação/objeto” relacionadas com a rotina diária. É um jogo interativo, programado com a ferramenta Scratch 2, de acesso fácil e gratuito, versátil e com a mais-valia de poder ser ajustado e/ou enriquecido à medida que vai sendo utilizado. De acordo com os resultados obtidos, o jogo cumpriu as metas pretendidas e alcançou um bom nível de usabilidade: a reação da criança foi sempre positiva e, após um Programa de Intervenção estruturado de cinco semanas, ela apresentou melhorias nas quatro áreas trabalhadas (autonomia, interação com o Outro, comunicação e linguagem). A descrição pormenorizada do processo e a identificação das sete etapas seguidas na criação deste recurso didático personalizado constitui-se, em simultâneo, como a resposta à questão de investigação e como um guia prático para possíveis experiências similares. Aqui, mais do que o produto final obtido ou a especificidade do recurso construído, importa a apresentação de um caminho concreto que deve ser visto como uma opção viável e uma estratégia eficaz no treino de competências multinível em crianças com Necessidades Específicas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202729605 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas | pt_PT |
dc.subject | Jogos interativos | pt_PT |
dc.title | O Potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades especificas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |
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