Repository logo
 
Publication

O Potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades especificas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Nuno Fragata
dc.contributor.advisorFreire, Carla Sofia Costa
dc.contributor.authorFialho, Maria da Conceição Marques
dc.date.accessioned2021-05-31T13:42:20Z
dc.date.available2021-05-31T13:42:20Z
dc.date.issued2021-04-12
dc.description.abstractO estudo agora apresentado surge do meu interesse pessoal e da urgência que sinto em trilhar novos caminhos e procurar soluções diversificadas para os desafios diários enquanto docente de Educação Especial. Enquadra-se na temática da Educação Inclusiva, mais concretamente no campo do trabalho de apoio direto a crianças com Necessidades Específicas, e pretende sublinhar a utilidade e a pertinência de se aliar a utilização de recursos materiais standard (disponíveis no mercado, de acesso livre, devidamente credenciados) a outros materiais que sejam pensados e criados especificamente para as crianças em questão, decorrentes das dificuldades diagnosticadas e ajustados aos seus interesses e motivações. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido ao longo de sete meses, com estratégia de investigação-ação, com uma criança de 5 anos diagnosticada com Perturbação moderada do Espetro do Autismo. O estudo, de natureza exploratório-descritiva, descreve pormenorizadamente o processo de planificação, construção e testagem de um jogo de computador de associação de imagens “ação/objeto” relacionadas com a rotina diária. É um jogo interativo, programado com a ferramenta Scratch 2, de acesso fácil e gratuito, versátil e com a mais-valia de poder ser ajustado e/ou enriquecido à medida que vai sendo utilizado. De acordo com os resultados obtidos, o jogo cumpriu as metas pretendidas e alcançou um bom nível de usabilidade: a reação da criança foi sempre positiva e, após um Programa de Intervenção estruturado de cinco semanas, ela apresentou melhorias nas quatro áreas trabalhadas (autonomia, interação com o Outro, comunicação e linguagem). A descrição pormenorizada do processo e a identificação das sete etapas seguidas na criação deste recurso didático personalizado constitui-se, em simultâneo, como a resposta à questão de investigação e como um guia prático para possíveis experiências similares. Aqui, mais do que o produto final obtido ou a especificidade do recurso construído, importa a apresentação de um caminho concreto que deve ser visto como uma opção viável e uma estratégia eficaz no treino de competências multinível em crianças com Necessidades Específicas.pt_PT
dc.identifier.tid202729605pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5811
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativaspt_PT
dc.subjectJogos interativospt_PT
dc.titleO Potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades especificaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessívelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23_Maria_Fialho_após correções formais.pdf
Size:
3.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: