| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 54.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
É sobretudo nas idades mais jovens, quando o cérebro ainda está em construção,
que o estímulo sensorial é importante. Neste período é fundamental fomentar
exercícios de descoberta do corpo na infância, pois o mundo que o rodeia revela-se
bastante interessante e complexo.
O presente trabalho procura refletir acerca da importância do estímulo dos
cinco sentidos para o desenvolvimento infantil em crianças entre os três e os seis
anos, recorrendo a metodologias baseadas na pedagogia de Froebel e Montessori
para a criação de um objeto lúdico que permita aos mais novos a descoberta dos
seus sentidos, testando-os e estimulando-os através de atividades lúdicas.
A investigação iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, revisão e crítica de literatura
nas áreas da: Educação sensorial, Pedagogia e Perceção de forma a enquadrar
teoricamente o tema, seguindo-se a realização de questionários semi-abertos a
educadores de infância, para compreender aspetos como: o que consideram acerca
do estímulo sensorial na infância, qual a sua importância para o desenvolvimento
infantil, e quais as pedagogias de ensino que praticam.
Por se concluir que os meios analógicos, em relação aos digitais, desempenham
ainda um relevante papel na aprendizagem infantil, optou-se por criar um
objeto didático que se apresente apenas em formato físico, tendo sido definida a
criação de um livro com pop-ups e diversos materiais que permitem a exploração dos
cinco sentidos de forma divertida e lúdica.
Após desenvolvimento do projeto, concretizou-se um protótipo para teste e
avaliação em sala de aula. O protótipo foi testado em grupos de crianças dos três
aos seis anos, tendo-se identificado problemas de escala, de representação, de complexidade
de atividades e de soluções técnicas que interferem na interação com o
objeto. Após analisar os problemas, ajustou-se o tamanho de alguns objetos, acrescentaram-
se mais texturas, separaram-se elementos, e foram criadas outras soluções
técnicas para acoplar os elementos no livro, trocando a cola por íman.
Description
Keywords
Desenvolvimento infantil Design multissensorial Atividades didáticas Pedagogia Tecnologia
