Repository logo
 
Publication

O contributo da universidade sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes - um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorLopes, Sara Mónico
dc.contributor.advisorLobão, Catarina Alexandra Rodrigues Faria
dc.contributor.authorSantos, Virgínia Lopes dos
dc.date.accessioned2018-01-23T12:15:04Z
dc.date.available2018-01-23T12:15:04Z
dc.date.issued2017-11-20
dc.description.abstractO envelhecimento não é um problema, mas antes um processo natural que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Conforme preconizado pelo paradigma do envelhecimento ativo instituído pela OMS urge encontrar estratégias que promovam a saúde, a autonomia física, psicológica e social do indivíduo enquanto ser biopsicossocial, tendo por base quatro pilares chave: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação social e segurança. Enquadradas no pilar aprendizagem ao longo da vida encontram-se as Universidades Seniores, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos. O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão: “qual o papel da Universidade Sénior de Pombal na vida quotidiana dos seus estudantes?” e tem como objetivo geral compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos estudantes seniores. A opção metodológica assenta numa perspetiva qualitativa ou interpretativa, tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição. Quanto às técnicas de recolha de informação, privilegiou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, cujo tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo, com recurso ao programa de análise qualitativa – MAXQDA. Os dados obtidos permitem concluir que a USP assume um papel de extrema relevância na vida dos participantes, devolvendo um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. Vêem-se acrescidos sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal. A referida instituição assume ainda um carácter integrador e promotor do relacionamento entre os seus estudantes a comunidade em geral.pt_PT
dc.identifier.tid201830590pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2964
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectUniversidades Seniorespt_PT
dc.titleO contributo da universidade sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes - um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção para um Envelhecimento Activopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MIEA - Virginia - Versão FINAL.pdf
Size:
1.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: