Repository logo
 
Publication

A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA

dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorDinis, Hugo Filipe Barra
dc.date.accessioned2015-08-31T08:47:07Z
dc.date.available2015-08-31T08:47:07Z
dc.date.issued2014-11-18
dc.date.submitted2015-08-20
dc.descriptionMestrado Marketing Relacional
dc.description.abstractA importância que a imagem da marca assume atualmente em virtude da sua influência no desempenho global de uma marca não pode ser descurada, devendo assumir um papel central no trabalho de gestão da marca. Associações à marca fortes e distintivas influenciam as respostas dos consumidores aos produtos e serviços da marca. Este estudo analisa a influência de várias dimensões da imagem da marca (prestígio externo percebido, ética corporativa, benefícios simbólicos e responsabilidade social corporativa e imagem corporativa) na intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de serviços de desporto em geral, procurando identificar quais destas variáveis exercem um impacto significativo sobre as intenções de consumo de serviços de desporto. Com base numa amostra de 265 habitantes do concelho de Rio Maior e recorrendo a modelos estatísticos de regressão linear múltipla, concluiu-se que a responsabilidade social corporativa da Desmor influencia significativa e positivamente a intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de consumo de serviços de desporto em geral. Este resultado verificou-se não só na amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média, como também na amostra com um grau de conhecimento da Desmor abaixo da média. Os resultados obtidos indicam ainda que a imagem corporativa da Desmor apenas influencia significativa e positivamente a intenção de consumo dos seus serviços de desporto e apenas no caso da amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média. A partir destes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas à Desmor no sentido de melhorar a sua imagem de marca e contribuindo assim para o aumento do consumo de serviços de desporto pela população do concelho de Rio Maior.por
dc.identifier.tid201169649
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1405
dc.language.isoporpor
dc.subjectImagem da marcapor
dc.subjectPrestigio externo percebidopor
dc.subjectÉtica corporativapor
dc.subjectBenefícios simbólicospor
dc.subjectResponsabilidade social corporativapor
dc.subjectImagem corporativapor
dc.subjectConsumo de serviços de desportopor
dc.titleA influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SApor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MMR_Hugo Dinis_2014.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
dissertação completa
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: