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- A prospeção de clientes, comunicação e influência do marketing sensorialPublication . Sousa, João Pedro Cardoso de; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNo atual contexto de mudança e incerteza no qual vivem as empresas, torna-se fundamental para a continuidade e sucesso do seu negócio, a adoção de estratégias diferenciadoras que permitam aos clientes a perceção de um valor superior dos seus produtos e serviços. O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular realizado numa pequena e média empresa de cariz familiar, a Vipex-Comércio e Industria de Plásticos S.A. O estágio foi desenvolvido na área de marketing, tendo sido exercidas atividades de comunicação, sobretudo externa, captação de novos clientes (prospeção) e a aplicação de elementos de marketing sensorial. Numa primeira fase deste relatório é feita a apresentação da empresa Vipex-Comércio e Industria de Plásticos S.A., entidade onde se realizou o estágio curricular, e descritas as principais funções e tarefas desempenhadas ao longo de 8 meses. Numa segunda fase, é realizada uma abordagem teórica sobre a comunicação, prospeção de clientes e marketing sensorial. A literatura enumera os múltiplos benefícios agregados à prospeção e fidelização de clientes. Adicionalmente, é enfatizado que o papel das experiências sensoriais é um novo fator a ter em conta na captação e fidelização dos clientes.
- A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SAPublication . Dinis, Hugo Filipe Barra; Ferreira, Alcina Teresa GasparA importância que a imagem da marca assume atualmente em virtude da sua influência no desempenho global de uma marca não pode ser descurada, devendo assumir um papel central no trabalho de gestão da marca. Associações à marca fortes e distintivas influenciam as respostas dos consumidores aos produtos e serviços da marca. Este estudo analisa a influência de várias dimensões da imagem da marca (prestígio externo percebido, ética corporativa, benefícios simbólicos e responsabilidade social corporativa e imagem corporativa) na intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de serviços de desporto em geral, procurando identificar quais destas variáveis exercem um impacto significativo sobre as intenções de consumo de serviços de desporto. Com base numa amostra de 265 habitantes do concelho de Rio Maior e recorrendo a modelos estatísticos de regressão linear múltipla, concluiu-se que a responsabilidade social corporativa da Desmor influencia significativa e positivamente a intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de consumo de serviços de desporto em geral. Este resultado verificou-se não só na amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média, como também na amostra com um grau de conhecimento da Desmor abaixo da média. Os resultados obtidos indicam ainda que a imagem corporativa da Desmor apenas influencia significativa e positivamente a intenção de consumo dos seus serviços de desporto e apenas no caso da amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média. A partir destes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas à Desmor no sentido de melhorar a sua imagem de marca e contribuindo assim para o aumento do consumo de serviços de desporto pela população do concelho de Rio Maior.