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Mulheres em cargos de gestão escolar e a perceção do conflito trabalho-família

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologia
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Género
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorSantos, Maria João Sousa Pinto dos
dc.contributor.advisorSousa, Susana Manuela Franco Faria de
dc.contributor.authorRosa, Mónica Mafalda Pires Godinho Neto
dc.date.accessioned2025-12-15T21:49:16Z
dc.date.available2025-12-15T21:49:16Z
dc.date.issued2025-11-27
dc.description.abstractO conflito entre as responsabilidades familiares e laborais tem vindo a ser apontado como uma barreira à liderança feminina. Em contexto escolar, não só o corpo docente apresenta uma taxa de feminização elevada, mas também os cargos de gestão escolar são desempenhados por um número significativo de mulheres. Paralelamente, as tarefas domésticas e de cuidados com a família continuam a recair maioritariamente sobre as mulheres. Neste contexto, os objetivos definidos para o presente estudo foram reconhecer a perceção do conflito trabalho-família pelas gestoras escolares, identificar as principais situações geradoras de conflito trabalho-família e assinalar as estratégias de âmbito pessoal e profissional mais valorizadas pelas gestoras escolares para promover o equilíbrio trabalho-família. Este estudo constitui-se como um estudo descritivo, integrado no paradigma interpretativo. Empregou-se a técnica de inquérito para a recolha de dados, sendo o instrumento utilizado o questionário, aplicado através de formulário eletrónico. A amostra constitui-se por participantes voluntárias dos distritos de Leiria e Lisboa, que assumem simultaneamente responsabilidades familiares e cargos de gestão escolar. Os resultados obtidos apontam para a perceção do conflito trabalho-família, relacionado maioritariamente com o tempo e a tensão, e com maior expressão no sentido do trabalho para a família do que da família para o trabalho. As situações identificadas pelas participantes como geradoras de conflito foram maioritariamente relacionadas com o tempo despendido no cumprimento das responsabilidades laborais. Também foram identificadas situações que provocavam tensão, com origem nos domínios do trabalho e da família. Relativamente às estratégias promotoras do equilíbrio trabalho-família, quer as de âmbito pessoal e familiar, como as de âmbito profissional e de políticas públicas, foram muito valorizadas pelas participantes. Os resultados apontaram para a valorização do apoio do cônjuge e do estabelecimento de uma rede de apoio ajustada às necessidades individuais. Já ao nível profissional, foram mais valorizadas as medidas de apoio à família, o suporte da liderança e dos colegas, e a existência de uma cultura organizacional que promova a participação na vida familiar e a desconexão do trabalho. Reconhecendo que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é uma perceção individual, ambos os tipos de estratégias são relevantes, sendo necessário articular os esforços pessoais e organizacionais, conforme as características e necessidades de cada contexto.por
dc.identifier.tid204083206
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/15078
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectConflito Trabalho-Família
dc.subjectEstratégias de Equilíbrio Trabalho-Família
dc.subjectGestão Escolar
dc.subjectPráticas Familiarmente Responsáveis
dc.titleMulheres em cargos de gestão escolar e a perceção do conflito trabalho-família
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar

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