Publication
Mulheres em cargos de gestão escolar e a perceção do conflito trabalho-família
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | |
| datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | |
| datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
| dc.contributor.advisor | Santos, Maria João Sousa Pinto dos | |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Susana Manuela Franco Faria de | |
| dc.contributor.author | Rosa, Mónica Mafalda Pires Godinho Neto | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-15T21:49:16Z | |
| dc.date.available | 2025-12-15T21:49:16Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-27 | |
| dc.description.abstract | O conflito entre as responsabilidades familiares e laborais tem vindo a ser apontado como uma barreira à liderança feminina. Em contexto escolar, não só o corpo docente apresenta uma taxa de feminização elevada, mas também os cargos de gestão escolar são desempenhados por um número significativo de mulheres. Paralelamente, as tarefas domésticas e de cuidados com a família continuam a recair maioritariamente sobre as mulheres. Neste contexto, os objetivos definidos para o presente estudo foram reconhecer a perceção do conflito trabalho-família pelas gestoras escolares, identificar as principais situações geradoras de conflito trabalho-família e assinalar as estratégias de âmbito pessoal e profissional mais valorizadas pelas gestoras escolares para promover o equilíbrio trabalho-família. Este estudo constitui-se como um estudo descritivo, integrado no paradigma interpretativo. Empregou-se a técnica de inquérito para a recolha de dados, sendo o instrumento utilizado o questionário, aplicado através de formulário eletrónico. A amostra constitui-se por participantes voluntárias dos distritos de Leiria e Lisboa, que assumem simultaneamente responsabilidades familiares e cargos de gestão escolar. Os resultados obtidos apontam para a perceção do conflito trabalho-família, relacionado maioritariamente com o tempo e a tensão, e com maior expressão no sentido do trabalho para a família do que da família para o trabalho. As situações identificadas pelas participantes como geradoras de conflito foram maioritariamente relacionadas com o tempo despendido no cumprimento das responsabilidades laborais. Também foram identificadas situações que provocavam tensão, com origem nos domínios do trabalho e da família. Relativamente às estratégias promotoras do equilíbrio trabalho-família, quer as de âmbito pessoal e familiar, como as de âmbito profissional e de políticas públicas, foram muito valorizadas pelas participantes. Os resultados apontaram para a valorização do apoio do cônjuge e do estabelecimento de uma rede de apoio ajustada às necessidades individuais. Já ao nível profissional, foram mais valorizadas as medidas de apoio à família, o suporte da liderança e dos colegas, e a existência de uma cultura organizacional que promova a participação na vida familiar e a desconexão do trabalho. Reconhecendo que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é uma perceção individual, ambos os tipos de estratégias são relevantes, sendo necessário articular os esforços pessoais e organizacionais, conforme as características e necessidades de cada contexto. | por |
| dc.identifier.tid | 204083206 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/15078 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Conflito Trabalho-Família | |
| dc.subject | Estratégias de Equilíbrio Trabalho-Família | |
| dc.subject | Gestão Escolar | |
| dc.subject | Práticas Familiarmente Responsáveis | |
| dc.title | Mulheres em cargos de gestão escolar e a perceção do conflito trabalho-família | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- dissertacao-monica-rosa-1230048-corrigida-1_após correções formais.pdf
- Size:
- 4.73 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
