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EDUCAR PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA MOTRICIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO "JOGAMOS TUDO, BRINCAMOS TODOS" EM CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLAR

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAntunes, Raúl de Sousa Nogueira
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes de
dc.contributor.authorSales, Inês Chaves Nunes de Matos
dc.date.accessioned2023-12-10T19:39:35Z
dc.date.available2023-12-10T19:39:35Z
dc.date.issued2023-09-22
dc.description.abstractA inclusão de crianças com deficiência nas escolas nem sempre é um processo fácil, mas se forem as crianças sem deficiência a passar por alguns constrangimentos sentidos pelas crianças com deficiência, a sensibilidade poderá ser outra. No projeto apresentado, procurou-se avaliar a predisposição de um grupo de crianças de idade pré-escolar para atitudes de inclusão face a crianças com deficiência, bem como a perceção de competências que as crianças tinham acerca das crianças com deficiência. Para tal foi elaborado um programa de 8 sessões, ao longo de 8 semanas, baseado em jogos motores adaptados, com a duração de 45 minutos cada sessão. Participaram no programa 13 crianças com idades entre os 5 e 6 anos, das quais 7 eram do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Nestas sessões as crianças, através de uma história, conheceram uma personagem que, ao longo das semanas, encontrou várias crianças com deficiência e foi tentando arranjar jogos que pudessem ser jogados por todas. Este foi o mote para os jogos de cada uma das sessões onde as crianças passaram pela experiência de não ver, de não ouvir, de não andar ou de não mexer um braço, enquanto faziam os jogos propostos. Para avaliar o impacto do programa nas dimensões pretendidas, nomeadamente “atitudes de inclusão” e “perceção de competências”, realizou-se previamente um questionário a cada criança com questões relacionadas com as duas dimensões a avaliar e, no final do programa, voltou a repetir-se o mesmo questionário individual. Os resultados deste projeto revelaram melhorias (com significância estatística) em ambas as dimensões, entre os momentos pré e pós intervenção. Parece-nos que, com este projeto, em idades precoces, o jogo lúdico-motor adaptado pode ser uma estratégia eficaz para promover uma melhor perceção sobre as competências de crianças com deficiência, bem como para potenciar a sua predisposição para desenvolver atitudes de inclusão.pt_PT
dc.identifier.tid203417534pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9051
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtitudes de inclusãopt_PT
dc.subjectjogospt_PT
dc.subjectinclusão inversapt_PT
dc.subjectperceção de competênciaspt_PT
dc.titleEDUCAR PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA MOTRICIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO "JOGAMOS TUDO, BRINCAMOS TODOS" EM CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLARpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

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