Repository logo
 
Publication

O relator enquanto supervisor na avaliação de desempenho docente : uma relação entre a teoria e a prática

dc.contributor.authorFilipe, Margarida Jugundo
dc.date.accessioned2013-01-18T10:17:30Z
dc.date.available2013-01-18T10:17:30Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractA aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e o atual modelo de avaliação colocou novos desafios à supervisão pedagógica na avaliação de desempenho docente. O tão controverso modelo de avaliação de desempenho docente tem demonstrado que a prática de supervisão na avaliação do desempenho docente pode equacionar-se como uma das principais estratégias a promover nas escolas na medida em que pode traduzir-se numa, eventual, melhoria da qualidade na educação. Este estudo procura, assim, compreender as funções do relator enquanto supervisor no processo de avaliação do desempenho docente, na ótica de avaliador e avaliado e perceber, numa análise comparativa, as práticas supervisivas vivenciadas na avaliação de desempenho docente pelos inquiridos. O presente estudo poderá, assim, possibilitar uma reflexão acerca das práticas supervisivas implementadas e a delineação de eventuais pistas para posteriores estudos. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a seis professores, dos quais três são relatores e três avaliados, sobre as perceções e práticas do supervisor enquanto relator no processo de avaliação de desempenho docente, de modo a procurar entender o impacto da atmosfera afetivo-relacional e da formação e experiência no processo de supervisão e procurando conhecer os contributos dessa prática supervisiva no processo de desenvolvimento profissional e da reflexividade do professor avaliado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/711
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectSupervisorpor
dc.subjectRelatorpor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.titleO relator enquanto supervisor na avaliação de desempenho docente : uma relação entre a teoria e a práticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de mestrado ORELATOR ENQUANTO SUPERVISO NA ADD.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: