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Efectividade da educação para a saúde no comportamento alimentar dos adolescentes e jovens estudantes
dc.contributor.author | Gaspar, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2009-08-13T14:20:08Z | |
dc.date.available | 2009-08-13T14:20:08Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Trabalho apresentado no âmbito do concurso de provas públicas para recrutamento de professor-adjunto, área cientifica de Ciências de Enfermagem, para a Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria. | pt |
dc.description.abstract | Capacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral neste grupo, onde não se verificou diminuição na mortalidade e morbilidade nos últimos anos. O objectivo deste estudo quantitativo, longitudinal, pré-experimental, foi averiguar a efectividade da educação para a Saúde em contexto escolar no reconhecimento das fontes de informação de saúde, no impacto auto-percepcionado da informação de saúde e nas práticas e comportamentos alimentares em 117 adolescentes e jovens de ambos os sexos, do 3º Ciclo do Ensino Básico, 9º ano, que em dois momentos distintos (antes-após) responderam a um questionário construído para o efeito. A análise dos resultados revelou que: a) a auto-percepção do impacto da informação de saúde torna-se mais positivo com a participação em acções de Educação para a Saúde em contexto escolar; b) os Pais e os Pares são as fontes de informação de saúde mais reconhecidas; c) o reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde aumenta com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar; d) as práticas e comportamentos alimentares auto-relatados pelos estudantes adolescentes tornam-se mais salutogénicas com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde relacionadas com a Alimentação Saudável, em contexto escolar; e) quanto mais positiva é a auto-percepção do impacto da informação de saúde, mais salutogénicas são as práticas e comportamentos alimentares dos estudantes. Os resultados globais são abonatórios do reconhecimento da efectividade do desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar no aumento do reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde,na melhoria do impacto auto-percepcionado da informação de saúde, e no desenvolvimento de práticas e comportamentos alimentares mais salutogénicos. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/100 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.subject | Educação para a saúde | pt |
dc.subject | Impacto auto-percepcionado | pt |
dc.subject | Comportamento alimentar | pt |
dc.subject | Adolescente | pt |
dc.title | Efectividade da educação para a saúde no comportamento alimentar dos adolescentes e jovens estudantes | pt |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.identifier.ciencia-id | 7817-9AD1-A81D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8996-4356 | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | other | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 34e873ed-8d63-408c-ab8c-c61c46de6741 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 34e873ed-8d63-408c-ab8c-c61c46de6741 |
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