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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório de estágio com componente de investigação tem como objetivo evidenciar
o percurso realizado no decorrer dos ensinos clínicos através de uma análise crítica e reflexiva dos mesmos e ainda desenvolver uma componente de investigação científica.
Este trabalho encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que na primeira parte encontra-se a análise crítica e reflexiva dos ensinos clínicos, os quais contribuíram para o
desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências, tendo por base as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC).
Na segunda parte encontra-se a componente de investigação, a qual tem como objetivos: avaliar
o nível de conhecimentos e identificar as atitudes dos enfermeiros, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal, sobre as Diretivas Antecipadas de
Vontade (DAV); determinar a relação entre as atitudes e o conhecimentos desses mesmos
enfermeiros sobre as DAV; determinar a relação entre as atitudes e os conhecimentos sobre as DAV e a idade e os anos de experiência profissional; identificar estratégias a desenvolver para melhorar o conhecimento e as atitudes dos enfermeiros, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal, assim como os conhecimentos dos doentes submetidos a técnicas de substituição da função renal sobre as DAV.
Para a realização deste estudo foi realizada uma abordagem quantitativa e correlacional. A
amostra inclui os enfermeiros de um serviço de nefrologia. Concluiu-se que os enfermeiros do
serviço em estudo, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal apresentam conhecimentos e atitudes positivas relativamente às DAV, sendo que não existe relação estatisticamente significativa nem entre estas duas variáveis e a idade e os anos de experiência profissional. Quanto às estratégias para melhorar o conhecimento e as atitudes dos enfermeiros sobre as DAV foram enumeradas estratégias como a formação, a
informação disponível, realização de ações de sensibilização, discussão por pares e criação de protocolos. Também de forma a melhorar o conhecimento dos doentes submetidos a técnicas de substituição da função renal relativamente às DAV foram identificadas estratégias tais como
a realização de ensinos ao doente e família, a divulgação de informações, a realização de consultas de enfermagem, a promoção de formação e investigação.
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Keywords
Enfermeiro especialista Competências Conhecimento Evidência científica Estratégias