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Abstract(s)
A longevidade empresarial Ă© um assunto central em estratĂ©gia empresarial. As empresas de maior longevidade sĂŁo as que conseguem operar mudanças estratĂ©gicas profundas. Estas mudanças podem incluir a reconfiguração da carteira de competĂȘncias e negĂłcios e a alteração da equipa executiva. Fazer as mudanças internas e recuperar descreve um processo de «turnaround». Neste artigo ilustramos o processo de «turnaround» da Bunge Limited, na dĂ©cada de 1990. Ultrapassadas as dificuldades, a empresa assumiu a liderança mundial em diversos segmentos do agronegĂłcio. O objetivo Ă© compreender como as empresas se podem reestruturar e recuperar de crises, com um foco particular sobre como a empresa reconfigura a sua carteira de negĂłcios e de recursos, identifica os elementos estratĂ©gicos e a forma como faz a alocação dos recursos. A fundamentação teĂłrica se concentrou no processo de «turnaround» empresarial e nos recursos utilizados durante o processo, segundo a abordagem da RBV.
Description
Keywords
Longevidade Turnaround Bunge Caso de estudo Renovação estratégica
Citation
Serra, F., Ferreira, M. P., & Contrigiane, E. (2009). TurbulĂȘncia nos anos 1990: o «turnaround» da Bunge. Revista Portuguesa e Brasileira de GestĂŁo, 8(1), 76-88.
Publisher
Instituto para o Desenvolvimento da GestĂŁo Empresarial