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O impacto da implementação do CRM no comportamento, satisfação e retenção do consumidor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorMiguel, Margarida Domingues
dc.date.accessioned2023-01-18T11:18:54Z
dc.date.available2023-01-18T11:18:54Z
dc.date.issued2022-10-26
dc.description.abstractAtualmente com o fácil acesso à informação, os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes e como tal, é importante adotar estratégias com foco no cliente, que lhe proporcionem valor agregado. Tendo isto em mente, as empresas fazem esforços para melhorar a relação com os seus consumidores, apostando em estratégias de CRM, por forma a ganhar uma vantagem competitiva que os faça destacar num mercado cada vez mais globalizado e assim influenciar o comportamento do consumidor. Este estudo procurou determinar se o comportamento do consumidor, nomeadamente, o word of mouth, a satisfação e a retenção do consumidor são influenciadas pelas dimensões de CRM. E ainda analisar se o brand equity e a orientação para a inovação intensificam essa relação. Tendo como base do estudo uma amostra de 128 empresas, concluiu-se que as dimensões de CRM influenciam direta e positivamente as variáveis do comportamento do consumidor (WOM, satisfação e retenção). Adicionalmente, confirmou-se o impacto direto das variáveis brand equity e orientação para a inovação no comportamento do consumidor. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas relativamente à importância da adoção estratégica das dimensões de CRM, com vista a exercer um impacto positivo no comportamento do consumidor, bem como tendo em consideração em que medida as variáveis moderadoras, brand equity e orientação para a inovação, podem ser um auxílio para o sucesso da empresa.pt_PT
dc.identifier.tid203179420pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8028
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCRM (Gestão do relacionamento com os clientes)pt_PT
dc.subjectBoca-a-Boca (WOM)pt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectValor da Marca (Brand Equity)pt_PT
dc.titleO impacto da implementação do CRM no comportamento, satisfação e retenção do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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