Publication
O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nunes, Susana Margarida da Costa | |
dc.contributor.advisor | Jorge, Noémia de Oliveira | |
dc.contributor.author | Elias, Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T13:32:24Z | |
dc.date.available | 2022-07-15T13:32:24Z | |
dc.date.issued | 2022-04-29 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Prática Pedagógica é realizado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia no 2.º CEB. O relatório assenta em duas dimensões, a primeira de carácter reflexivo, e a segunda de carácter investigativo. Na Dimensão reflexiva apresentam-se sinteticamente os ciclos pedagógicos (observação, planificação, ação, avaliação, reflexão) experienciados ao longo das Práticas Pedagógicas incluídas no plano curricular do mestrado em causa. Por sua vez, a Dimensão investigativa centra-se no domínio da escrita (vista por alguns alunos como uma “obrigação” da escola e consequentemente como um “desafio” para o professor). Com os objetivos de levar os alunos a desenvolver a sua competência compositiva e de contribuir para a sua motivação relativamente à escrita, foca-se um género textual específico: a carta formal. Assim, privilegia-se, numa lógica de interdisciplinaridade que envolve as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, a abordagem de um tema desafiante: a produção de uma carta dirigida ao rei D. João I, dando conta da primeira viagem realizada no âmbito da expansão marítima com destino a Ceuta. Opta-se, então, como metodologia de trabalho em sala de aula, pela sequência didática (tal como perspetivada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo). Este estudo inspira-se na metodologia de investigação-ação, assumindo como ponto de partida a implementação de um questionário sobre os hábitos de leitura e de escrita dos alunos, prosseguindo com uma intervenção didática (concebida em função dos resultados do questionário) e culminando com a análise dessa mesma intervenção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203037910 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7368 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da história | pt_PT |
dc.subject | História de Portugal | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.title | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.title.alternative | o caso da carta formal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo de Português, História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática Pedagógica - Cláudia Elias_após correções formais.pdf
- Size:
- 3.35 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: