Repository logo
 
Publication

O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNunes, Susana Margarida da Costa
dc.contributor.advisorJorge, Noémia de Oliveira
dc.contributor.authorElias, Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos
dc.date.accessioned2022-07-15T13:32:24Z
dc.date.available2022-07-15T13:32:24Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.description.abstractO presente Relatório de Prática Pedagógica é realizado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia no 2.º CEB. O relatório assenta em duas dimensões, a primeira de carácter reflexivo, e a segunda de carácter investigativo. Na Dimensão reflexiva apresentam-se sinteticamente os ciclos pedagógicos (observação, planificação, ação, avaliação, reflexão) experienciados ao longo das Práticas Pedagógicas incluídas no plano curricular do mestrado em causa. Por sua vez, a Dimensão investigativa centra-se no domínio da escrita (vista por alguns alunos como uma “obrigação” da escola e consequentemente como um “desafio” para o professor). Com os objetivos de levar os alunos a desenvolver a sua competência compositiva e de contribuir para a sua motivação relativamente à escrita, foca-se um género textual específico: a carta formal. Assim, privilegia-se, numa lógica de interdisciplinaridade que envolve as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, a abordagem de um tema desafiante: a produção de uma carta dirigida ao rei D. João I, dando conta da primeira viagem realizada no âmbito da expansão marítima com destino a Ceuta. Opta-se, então, como metodologia de trabalho em sala de aula, pela sequência didática (tal como perspetivada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo). Este estudo inspira-se na metodologia de investigação-ação, assumindo como ponto de partida a implementação de um questionário sobre os hábitos de leitura e de escrita dos alunos, prosseguindo com uma intervenção didática (concebida em função dos resultados do questionário) e culminando com a análise dessa mesma intervenção.pt_PT
dc.identifier.tid203037910pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7368
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da históriapt_PT
dc.subjectHistória de Portugalpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.titleO contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.title.alternativeo caso da carta formalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo de Português, História e Geografia de Portugal no 2º Ciclopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Prática Pedagógica - Cláudia Elias_após correções formais.pdf
Size:
3.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: