Repository logo
 
Publication

Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano): um estudo de caso mĂșltiplo

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto SimÔes
dc.contributor.authorSantos, SĂłnia Cristina DionĂ­sio
dc.date.accessioned2025-08-06T10:45:08Z
dc.date.available2025-08-06T10:45:08Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.description.abstractA inovação pedagĂłgica, enquanto vetor do envolvimento ativo dos alunos em sala de aula, implica mudanças qualitativas nas prĂĄticas pedagĂłgicas. As metodologias tradicionais, centradas no professor transmissor de conhecimentos e em alunos com um papel predominantemente passivo, jĂĄ nĂŁo sĂŁo suficientes para garantir uma aprendizagem com sucesso para todos. É necessĂĄrio diversificar metodologias para abrir novas janelas de oportunidade de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida surge como uma proposta metodolĂłgica na qual a aula passa a ser um espaço privilegiado de reflexĂŁo, de trabalho colaborativo, de resolução de desafios/ atividades, de construção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades. Nesta metodologia assume-se que o professor: (i) coloca os alunos a refletir, em casa, sobre os conteĂșdos teĂłricos e (ii) coloca os alunos a aplicar esses mesmos conteĂșdos na sala de aula. Invertendo os mĂ©todos tradicionais, os alunos passam a estudar e a explorar os conteĂșdos teĂłricos em espaços externos Ă  sala de aula, enquanto a sala de aula passa a ser o espaço privilegiado para praticar, resolver desafios, opinar criticamente, expor dĂșvidas e dificuldades e receber feedback individualizado. É neste contexto que surge o presente estudo que visa perceber as potencialidades e limitaçÔes da metodologia de Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano). Optando-se pelo paradigma interpretativo com design de estudo de caso mĂșltiplo, realizaram-se trĂȘs estudos de caso. A recolha de dados recorreu Ă  observação participante, Ă  anĂĄlise documental e Ă  entrevista em grupo focal. Os resultados do estudo permitiram analisar a trajetĂłria dosalunos na Sala de Aula Invertida e concluir que todos desenvolveram a autonomia, a comunicação/interação e adquiriram aprendizagens essenciais da Geografia, nas suas vĂĄrias vertentes: conhecimento, capacidades e atitudes. Dois dos alunos revelaram resistĂȘncia face Ă s tarefas para casa e insegurança face Ă s aprendizagens autĂłnomas. Estes resultados sugerem a eficĂĄcia da Sala de Aula Invertida no ensino e aprendizagem da Geografia no 9.Âș ano de escolaridade.por
dc.identifier.tid203981111
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13882
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAprendizagem ativa
dc.subjectEnsino da Geografia
dc.subjectInovação pedagógica
dc.subjectSala de Aula Invertida
dc.subjectEnsino bĂĄsico
dc.titleSala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano): um estudo de caso mĂșltiplo
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia.pdf
Size:
3.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: