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Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano): um estudo de caso mĂșltiplo
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto SimÔes | |
dc.contributor.author | Santos, SĂłnia Cristina DionĂsio | |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T10:45:08Z | |
dc.date.available | 2025-08-06T10:45:08Z | |
dc.date.issued | 2025-07-24 | |
dc.description.abstract | A inovação pedagĂłgica, enquanto vetor do envolvimento ativo dos alunos em sala de aula, implica mudanças qualitativas nas prĂĄticas pedagĂłgicas. As metodologias tradicionais, centradas no professor transmissor de conhecimentos e em alunos com um papel predominantemente passivo, jĂĄ nĂŁo sĂŁo suficientes para garantir uma aprendizagem com sucesso para todos. Ă necessĂĄrio diversificar metodologias para abrir novas janelas de oportunidade de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida surge como uma proposta metodolĂłgica na qual a aula passa a ser um espaço privilegiado de reflexĂŁo, de trabalho colaborativo, de resolução de desafios/ atividades, de construção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades. Nesta metodologia assume-se que o professor: (i) coloca os alunos a refletir, em casa, sobre os conteĂșdos teĂłricos e (ii) coloca os alunos a aplicar esses mesmos conteĂșdos na sala de aula. Invertendo os mĂ©todos tradicionais, os alunos passam a estudar e a explorar os conteĂșdos teĂłricos em espaços externos Ă sala de aula, enquanto a sala de aula passa a ser o espaço privilegiado para praticar, resolver desafios, opinar criticamente, expor dĂșvidas e dificuldades e receber feedback individualizado. Ă neste contexto que surge o presente estudo que visa perceber as potencialidades e limitaçÔes da metodologia de Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano). Optando-se pelo paradigma interpretativo com design de estudo de caso mĂșltiplo, realizaram-se trĂȘs estudos de caso. A recolha de dados recorreu Ă observação participante, Ă anĂĄlise documental e Ă entrevista em grupo focal. Os resultados do estudo permitiram analisar a trajetĂłria dosalunos na Sala de Aula Invertida e concluir que todos desenvolveram a autonomia, a comunicação/interação e adquiriram aprendizagens essenciais da Geografia, nas suas vĂĄrias vertentes: conhecimento, capacidades e atitudes. Dois dos alunos revelaram resistĂȘncia face Ă s tarefas para casa e insegurança face Ă s aprendizagens autĂłnomas. Estes resultados sugerem a eficĂĄcia da Sala de Aula Invertida no ensino e aprendizagem da Geografia no 9.Âș ano de escolaridade. | por |
dc.identifier.tid | 203981111 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13882 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Aprendizagem ativa | |
dc.subject | Ensino da Geografia | |
dc.subject | Inovação pedagógica | |
dc.subject | Sala de Aula Invertida | |
dc.subject | Ensino bĂĄsico | |
dc.title | Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano): um estudo de caso mĂșltiplo | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica |