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Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano): um estudo de caso mĂșltiplo

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A inovação pedagĂłgica, enquanto vetor do envolvimento ativo dos alunos em sala de aula, implica mudanças qualitativas nas prĂĄticas pedagĂłgicas. As metodologias tradicionais, centradas no professor transmissor de conhecimentos e em alunos com um papel predominantemente passivo, jĂĄ nĂŁo sĂŁo suficientes para garantir uma aprendizagem com sucesso para todos. É necessĂĄrio diversificar metodologias para abrir novas janelas de oportunidade de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida surge como uma proposta metodolĂłgica na qual a aula passa a ser um espaço privilegiado de reflexĂŁo, de trabalho colaborativo, de resolução de desafios/ atividades, de construção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades. Nesta metodologia assume-se que o professor: (i) coloca os alunos a refletir, em casa, sobre os conteĂșdos teĂłricos e (ii) coloca os alunos a aplicar esses mesmos conteĂșdos na sala de aula. Invertendo os mĂ©todos tradicionais, os alunos passam a estudar e a explorar os conteĂșdos teĂłricos em espaços externos Ă  sala de aula, enquanto a sala de aula passa a ser o espaço privilegiado para praticar, resolver desafios, opinar criticamente, expor dĂșvidas e dificuldades e receber feedback individualizado. É neste contexto que surge o presente estudo que visa perceber as potencialidades e limitaçÔes da metodologia de Sala de Aula Invertida no ensino da Geografia (9.Âș ano). Optando-se pelo paradigma interpretativo com design de estudo de caso mĂșltiplo, realizaram-se trĂȘs estudos de caso. A recolha de dados recorreu Ă  observação participante, Ă  anĂĄlise documental e Ă  entrevista em grupo focal. Os resultados do estudo permitiram analisar a trajetĂłria dosalunos na Sala de Aula Invertida e concluir que todos desenvolveram a autonomia, a comunicação/interação e adquiriram aprendizagens essenciais da Geografia, nas suas vĂĄrias vertentes: conhecimento, capacidades e atitudes. Dois dos alunos revelaram resistĂȘncia face Ă s tarefas para casa e insegurança face Ă s aprendizagens autĂłnomas. Estes resultados sugerem a eficĂĄcia da Sala de Aula Invertida no ensino e aprendizagem da Geografia no 9.Âș ano de escolaridade.

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Keywords

Aprendizagem ativa Ensino da Geografia Inovação pedagógica Sala de Aula Invertida Ensino båsico

Pedagogical Context

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