Repository logo
 
Publication

O impacto das atividades de marketing nas redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca, mediado pela qualidade de relacionamento, amor à marca e cocriação da marca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria da Ascensão
dc.contributor.authorMarques, Ana Carolina Farinha
dc.date.accessioned2022-04-14T10:37:47Z
dc.date.available2022-04-14T10:37:47Z
dc.date.issued2022-02-07
dc.description.abstractCom o desenvolvimento tecnológico suportado na internet registam-se mudanças nas estruturas de poder dos canais, com os clientes/consumidores a ganharem poder relativamente aos fabricantes, não só porque a oferta aumentou, explicando a sua tendência para ser infiel a marcas, mas porque querem ser parte ativa nas decisões de marketing. Com a evolução da internet, surgiram as novas plataformas de comunicação digital que possibilitam que haja uma interação entre marca e consumidor, fazendo com que os consumidores participem ativamente na marca, ou seja, no seu branding. Assim sendo, é deixada para trás a noção de que as marcas pensam e trabalham sozinhas, passando os consumidores a ser ativos e a ter um papel crucial na criação de valor. Com a elevada concorrência é preciso que as marcas se diferenciem e criem relações com os clientes através do digital, mais concretamente das redes sociais. Desta forma, estudou-se o impacto das atividades de marketing em redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca mediado pela qualidade da relação, amor à marca e cocriação da marca. A qualidade da relação foi avaliada em termos de satisfação, confiança e compromisso. Nesse sentido, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 156 utilizadores que seguem marcas nas redes sociais estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software PLS 3. Os resultados evidenciaram que as atividades de marketing nas redes sociais explicam parcialmente a satisfação, a confiança, o compromisso, o amor à marca e a cocriação da marca. A satisfação, a confiança, o compromisso e o amor à marca não explicam a intenção de compra, mas a cocriação influencia a intenção de compra. No que diz respeito à lealdade, apenas o amor à marca e a cocriação da marca têm impacto positivo nesta variável e a qualidade da relação não evidenciou capacidade para explicar a lealdade à marca.pt_PT
dc.identifier.tid202993060pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6998
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectComprapt_PT
dc.titleO impacto das atividades de marketing nas redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca, mediado pela qualidade de relacionamento, amor à marca e cocriação da marcapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AnaCarolinaMarquesDissertação2021_após correções formais.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: