Publication
Refletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
dc.contributor.author | Fernandes, Inês da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T09:49:10Z | |
dc.date.available | 2025-08-05T09:49:10Z | |
dc.date.issued | 2025-07-01 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento, está estruturado em três partes, cada uma delas compostas por capítulos e subcapítulos. As partes I e II são dedicadas à dimensão reflexiva centrando-se nas duas primeiras Práticas Pedagógicas desenvolvidas neste mestrado. Destacam-se as principais aprendizagens e os desafios enfrentados, bem como as estratégias adotadas para superar as dificuldades. Além disso, a reflexão é sustentada por um referencial teórico que fundamentou as práticas e orientou a tomada de decisão. A parte III está organizada em dois capítulos. O primeiro capítulo contempla a análise reflexiva sobre a última experiência em contexto de Jardim de Infância da rede pública. O segundo capítulo é dedicado ao estudo investigativo, no qual são analisados os dados recolhidos durante esta última prática. Esta investigação insere-se no paradigma qualitativo, assumindo um caráter descritivo e interpretativo. Trata-se de um estudo caso centrado na observação e análise de desenhos realizados por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. O estudo procura compreender o modo como a escuta ativa de narrativas contribui para a evolução do desenho infantil na Educação Pré-Escolar. Os resultados inferem que a articulação entre a narrativa e o desenho não só fortalece a construção da linguagem visual e simbólica, como também estimula a imaginação, o pensamento abstrato e a capacidade de representar o mundo de forma mais estruturada, intencional e significativa. | por |
dc.identifier.tid | 203980093 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13865 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Desenho Infantil | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.subject | Escuta Ativa | |
dc.subject | Linguagem Visual | |
dc.subject | Narrativas | |
dc.title | Refletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-Escolar | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-pratica-supervisionada-ines-da-silva-fernandes_após correções formais.pdf
- Size:
- 6.71 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: