Repository logo
 
Publication

Refletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorOliveira, Luis Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.authorFernandes, Inês da Silva
dc.date.accessioned2025-08-05T09:49:10Z
dc.date.available2025-08-05T09:49:10Z
dc.date.issued2025-07-01
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento, está estruturado em três partes, cada uma delas compostas por capítulos e subcapítulos. As partes I e II são dedicadas à dimensão reflexiva centrando-se nas duas primeiras Práticas Pedagógicas desenvolvidas neste mestrado. Destacam-se as principais aprendizagens e os desafios enfrentados, bem como as estratégias adotadas para superar as dificuldades. Além disso, a reflexão é sustentada por um referencial teórico que fundamentou as práticas e orientou a tomada de decisão. A parte III está organizada em dois capítulos. O primeiro capítulo contempla a análise reflexiva sobre a última experiência em contexto de Jardim de Infância da rede pública. O segundo capítulo é dedicado ao estudo investigativo, no qual são analisados os dados recolhidos durante esta última prática. Esta investigação insere-se no paradigma qualitativo, assumindo um caráter descritivo e interpretativo. Trata-se de um estudo caso centrado na observação e análise de desenhos realizados por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. O estudo procura compreender o modo como a escuta ativa de narrativas contribui para a evolução do desenho infantil na Educação Pré-Escolar. Os resultados inferem que a articulação entre a narrativa e o desenho não só fortalece a construção da linguagem visual e simbólica, como também estimula a imaginação, o pensamento abstrato e a capacidade de representar o mundo de forma mais estruturada, intencional e significativa.por
dc.identifier.tid203980093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13865
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDesenho Infantil
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectEscuta Ativa
dc.subjectLinguagem Visual
dc.subjectNarrativas
dc.titleRefletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-Escolar
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-de-pratica-supervisionada-ines-da-silva-fernandes_após correções formais.pdf
Size:
6.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: