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Embalagens ecoeficientes dos produtos, influência na ligação emocional à marca e na intenção de compra do consumidor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorSilva, Tânia Marisa de Jesus Nunes Coelho
dc.date.accessioned2023-02-13T15:10:19Z
dc.date.available2023-02-13T15:10:19Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.description.abstractO aumento do número de consumidores com maior preocupação ambiental, despoletou o aparecimento de uma maior quantidade de bens ecoeficientes, dentro dos quais as embalagens verdes, pelo que se torna pertinente conhecer a tendência de comportamento dos consumidores relativamente à aquisição destas mesmas embalagens. O presente trabalho de investigação pretende analisar os benefícios percecionados pelo consumidor - considerando os utilitários, os simbólicos e os hedónicos, no que se refere à escolha de produtos que utilizam embalagens ecoeficientes e qual a sua influência na ligação emocional à marca e na sua intenção de compra, considerando também o custo-benefício como variável moderadora entre a ligação emocional à marca e na sua intenção de compra. Este estudo teve em conta uma amostra de 305 inquiridos e demonstrou que os benefícios utilitários percecionados pelo consumidor não influenciam positivamente na ligação emocional à marca. Pelo contrário, confirmou a existência de uma influência positiva entre os benefícios simbólicos percecionados pelo consumidor e a ligação emocional à marca, bem como, entre os benefícios hedónicos percecionados e a ligação emocional à marca, e ainda, entre a ligação emocional à marca e a intenção de compra do consumidor de produtos com embalagens ecoeficientes. Não foi aceite o efeito moderador positivo do Custo-benefício na relação entre a ligação emocional à marca e a intenção de compra, contudo, confirma-se a existência de um efeito direto positivo dessa variável com a intenção de compra de produtos com embalagens ecoeficientes. O último capítulo deste trabalho apresenta as limitações encontradas nesta investigação, apresenta também, as implicações teóricas para a gestão e marketing, e ainda partilha algumas sugestões para futuros estudos.pt_PT
dc.identifier.tid203221435pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8128
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBenefícios utilitáriospt_PT
dc.subjectBenefícios simbólicospt_PT
dc.subjectBenefícios hedónicospt_PT
dc.subjectLigação emocional à marcapt_PT
dc.subjectCusto-benefíciopt_PT
dc.subjectIntenção de compra de embalagens ecoeficientespt_PT
dc.titleEmbalagens ecoeficientes dos produtos, influência na ligação emocional à marca e na intenção de compra do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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