Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | pt_PT |
dc.contributor.author | Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T12:51:20Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T12:51:20Z | |
dc.date.issued | 2021-03-22 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202733645 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5836 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ciência | pt_PT |
dc.subject | Radiação Solar | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação Final (1).pdf
- Size:
- 1.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: