Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dospt_PT
dc.contributor.authorMagalhães, Tatiana Sofia Gaspar
dc.date.accessioned2021-06-18T12:51:20Z
dc.date.available2021-06-18T12:51:20Z
dc.date.issued2021-03-22
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade.pt_PT
dc.identifier.tid202733645pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5836
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectCiênciapt_PT
dc.subjectRadiação Solarpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Final (1).pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: