Publication
Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Andurão, Ana Catarina Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T17:58:02Z | |
dc.date.available | 2023-12-09T17:58:02Z | |
dc.date.issued | 2023-06-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir sobre as vivências nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo investigativo sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz. Este encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o meu percurso e as aprendizagens vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte apresento o meu percurso realizado através do ciclo interativo, algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância, sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionas com luz. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo teve a participação de seis crianças, três de cada contexto e duas educadoras. Os dados foram recolhidos através da observação direta com recurso a gravações audiovisuais, notas de campo e entrevistas. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se estabelecem entre pares, durante as provocações com luz e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417380 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9036 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das crianças | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Luz | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatoriofinal_anaandurao_após correções formais.pdf
- Size:
- 4.32 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: