Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorAndurão, Ana Catarina Gomes
dc.date.accessioned2023-12-09T17:58:02Z
dc.date.available2023-12-09T17:58:02Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir sobre as vivências nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo investigativo sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz. Este encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o meu percurso e as aprendizagens vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte apresento o meu percurso realizado através do ciclo interativo, algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância, sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionas com luz. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo teve a participação de seis crianças, três de cada contexto e duas educadoras. Os dados foram recolhidos através da observação direta com recurso a gravações audiovisuais, notas de campo e entrevistas. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se estabelecem entre pares, durante as provocações com luz e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das criançaspt_PT
dc.identifier.tid203417380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9036
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectLuzpt_PT
dc.titleRefletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luzpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatoriofinal_anaandurao_após correções formais.pdf
Size:
4.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: