Repository logo
 
Publication

Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literatura

dc.contributor.authorDuarte, Hugo Miguel Santos
dc.contributor.authorDixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
dc.contributor.authorBaptista, Rui Carlos Negrão
dc.contributor.authorCoutinho, Verónica
dc.contributor.authorOliveira, Luis
dc.contributor.authorPaiva, Luis António Rodrigues
dc.date.accessioned2022-01-19T19:28:28Z
dc.date.available2022-01-19T19:28:28Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractIntrodução: A simulação de alta-fidelidade (SAF) é uma ferramenta de ensino em enfermagem inserida na metodologia de ensino inovadora. Esta permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, evidenciando uma melhoria do processo de tomada de decisão (TD; Fawaz & Hamdan Mansour, 2016). A TD encontra-se definida como um processo mental complexo, que engloba várias fases, etapas, atributos, antecedentes e consequentes, que podem ser denominados como competências não técnicas. Objetivos: Sintetizar a evidência sobre a efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Esta revisão sistemática, realizada em outubro de 2019, que pretendeu dar resposta à questão: A utilização da SAF é efetiva na TD dos estudantes de enfermagem analisou as bases de dados PubMed, Medline,Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cinahl, MedicLatina, ERIC e SCOPUS, com os termos MeSH, seus sinónimos e metodologia PICOD. A qualidade metodológica dos estudos quantitativos foi avaliada usando os instrumentos do JBI – MAStARI. Resultados: Da pesquisa realizada foram inicialmente identificados 155 artigos, dos quais 42 eram duplicados. Após leitura do título e resumo foram eliminados 61 artigos. Os restantes artigos foram lidos na íntegra, sendo que apenas três cumpriram a totalidade dos critérios de inclusão. Estes artigos, que incluíam um total de 192 estudantes de enfermagem, demonstram que a prática de SAF desenvolve a TD dos estudantes, evidenciando-se a melhoria dos conhecimentos e de vários dos componentes da TD nomeadamente do raciocínio clínico, da recolha de dados, do diagnóstico do problema, do planeamento da ação, da aprendizagem percebida e do pensamento crítico (Ismailoglu & Zaybak, 2017; Kim & Kim, 2015; Lee, Kim, & Park, 2015). Conclusões: Apesar dos resultados enunciados, que demonstram efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem e revelam competências não técnicas que podem ser desenvolvidas nos estudantes, são necessários mais estudos, com uma amostra superior, desenvolvidos em diferentes países, assim como envolvendo estudantes de enfermagem de diferentes anos do curso de licenciatura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.eissn2182.2883
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6512
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
dc.relation.ispartofseriesSérie V;nº 6
dc.subjectNursing educationpt_PT
dc.subjectStudents nursingpt_PT
dc.subjectThinking criticalpt_PT
dc.subjectClinical decision-makingpt_PT
dc.subjectHigh fidelity simulation trainingpt_PT
dc.titleEfetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literaturapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage391pt_PT
oaire.citation.startPage390pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
person.familyNameDuarte
person.familyNameDixe
person.familyNameBaptista
person.familyNameDias Coutinho
person.familyNameNunes de Oliveira
person.familyNameRODRIGUES PAIVA
person.givenNameHugo Miguel Santos
person.givenNameMaria dos Anjos
person.givenNameRui Carlos Negrão
person.givenNameVerónica Rita
person.givenNameLuis Miguel
person.givenNameLUIS ANTÓNIO
person.identifier3086129
person.identifier794059
person.identifier.ciencia-id2A12-FBF9-8860
person.identifier.ciencia-idDB15-BD76-2B75
person.identifier.ciencia-idB61D-B91A-3D1C
person.identifier.ciencia-id7F10-F8EF-85A0
person.identifier.ciencia-id9913-3FD8-366D
person.identifier.ciencia-idC81A-EE56-6333
person.identifier.orcid0000-0002-9692-6398
person.identifier.orcid0000-0001-9035-8548
person.identifier.orcid0000-0002-4125-1186
person.identifier.orcid0000-0001-8073-4562
person.identifier.orcid0000-0001-6763-943X
person.identifier.ridB-9257-2018
person.identifier.ridK-5834-2014
person.identifier.scopus-author-id57277177100
person.identifier.scopus-author-id55885797900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9
relation.isAuthorOfPublication591800d1-2c83-4227-af0a-b330a0acebac
relation.isAuthorOfPublication8cf2435c-f924-4612-a2e2-fc3b9fb76fc4
relation.isAuthorOfPublication22f40d04-2641-49d0-a7c7-e1cfe676f4bc
relation.isAuthorOfPublication7c2eaa24-4696-4b20-be4f-801827f0c616
relation.isAuthorOfPublication03e46ecf-a4f9-4487-8f19-91ac8c2a3562
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Referência_EFETIVIDADE DA SAF NA TOMADA DE DECISÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM_RSL.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: revisão sistemática da literatura