Publication
O impacto da inteligĂȘncia emocional nas atitudes e comportamentos dos colaboradores
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁo | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro | |
dc.contributor.author | Rocha, Cristiana Sofia Borges | |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:24:41Z | |
dc.date.available | 2016-06-01T14:24:41Z | |
dc.date.issued | 2016-05-06 | |
dc.description.abstract | Anos de investigação tĂȘm vindo a evidenciar relevantes progressos no que respeita Ă forma de caracterizar e conceituar um indivĂduo inteligente. Com efeito, no contexto profissional, sempre foi atribuĂdo o prestĂgio aos colaboradores cuja sua qualificação e competĂȘncia tĂ©cnica se destacava dos demais. PorĂ©m, a evolução das investigaçÔes no Ăąmbito da Psicologia Organizacional tĂȘm vindo a atribuir, tambĂ©m, especial ĂȘnfase ao valor incontornĂĄvel que a inteligĂȘncia emocional (IE) acrescenta Ă s organizaçÔes. De facto, os colaboradores emocionalmente inteligentes tĂȘm a capacidade de se autoconhecer, de conhecer emocionalmente o outro, de gerir e lidar com as mais diversas manifestaçÔes emocionais nos mais diversos contextos. Esta capacidade promove agradĂĄveis interaçÔes entre colegas, fomenta o espĂrito e o trabalho em equipa e proporciona um melhor ambiente de trabalho. ReĂșnem-se, portanto, um conjunto de fatores que apelam Ă concretização dos objetivos finais da organização. Assim, a qualificação de um colaborador nĂŁo estĂĄ somente condicionada Ă componente prĂĄtica, mas tambĂ©m Ă componente emocional. Dada a elevada relevĂąncia da IE em contexto empresarial, esta investigação tem como objetivo determinar o seu efeito nos comportamentos e atitudes dos colaboradores. Especificamente, pretende-se analisar em que medida esta diminui os comportamentos contraprodutivos (CCP), fomenta o desempenho individual (DI) e o empenhamento afetivo (EA). Noutra perspetiva, os indivĂduos que colaboram com a respetiva empresa por opção prĂłpria, e nĂŁo por obrigação, estabelecem uma relação afetiva com esta, fomentando o sentimento de pertença. Neste sentido, serĂŁo estudadas as relaçÔes entre o EA e os CCP e o EA e o DI. Em particular, pretendem-se analisar as seguintes hipĂłteses de investigação: 1) A IE relaciona-se negativamente com os CCP; 2) A IE relaciona-se positivamente com EA; 3) A IE relaciona-se positivamente com o DI; 4) O EA relaciona-se negativamente com os CCP; 5) O EA relaciona-se positivamente com o DI. Apesar de as variĂĄveis em estudo terem sido estudadas anteriormente, estas nĂŁo foram reunidas num Ășnico modelo de investigação. Portanto, o especĂfico conjunto de hipĂłteses em anĂĄlise clarifica o contributo inovador deste estudo. Para tal, foi recolhida uma amostra por conveniĂȘncia composta por 146 indivĂduos que operam em vĂĄrios setores e que trabalham por conta de outrem. Para a anĂĄlise de dados recorreu-se a correlaçÔes e a regressĂ”es lineares. Os resultados indicam que a IE estĂĄ negativa e significativamente relacionada com os CCP e positiva e significativamente relacionada com o EA e o DI. O EA estĂĄ negativa e significativamente relacionado com os CCP e positiva e significativamente relacionado com o DI. Todas as hipĂłteses foram confirmadas. As ilaçÔes obtidas nesta investigação permitem apelar aos atuais departamentos de recursos humanos a introdução de novas tĂ©cnicas de recrutamento e seleção baseadas em questĂ”es de carĂĄter emocional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201173093 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | InteligĂȘncia emocional (IE) | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos contraprodutivos (CCP) | pt_PT |
dc.subject | Empenhamento afetivo (EA) | pt_PT |
dc.subject | Desempenho individual (DI) | pt_PT |
dc.title | O impacto da inteligĂȘncia emocional nas atitudes e comportamentos dos colaboradores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em GestĂŁo | pt_PT |