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Authors
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Abstract(s)
Anos de investigação tĂȘm vindo a evidenciar relevantes progressos no que respeita Ă
forma de caracterizar e conceituar um indivĂduo inteligente.
Com efeito, no contexto profissional, sempre foi atribuĂdo o prestĂgio aos
colaboradores cuja sua qualificação e competĂȘncia tĂ©cnica se destacava dos demais. PorĂ©m,
a evolução das investigaçÔes no Ăąmbito da Psicologia Organizacional tĂȘm vindo a atribuir,
tambĂ©m, especial ĂȘnfase ao valor incontornĂĄvel que a inteligĂȘncia emocional (IE) acrescenta
Ă s organizaçÔes. De facto, os colaboradores emocionalmente inteligentes tĂȘm a capacidade
de se autoconhecer, de conhecer emocionalmente o outro, de gerir e lidar com as mais
diversas manifestaçÔes emocionais nos mais diversos contextos. Esta capacidade promove
agradĂĄveis interaçÔes entre colegas, fomenta o espĂrito e o trabalho em equipa e proporciona
um melhor ambiente de trabalho. ReĂșnem-se, portanto, um conjunto de fatores que apelam
à concretização dos objetivos finais da organização. Assim, a qualificação de um
colaborador nĂŁo estĂĄ somente condicionada Ă componente prĂĄtica, mas tambĂ©m Ă
componente emocional.
Dada a elevada relevùncia da IE em contexto empresarial, esta investigação tem como
objetivo determinar o seu efeito nos comportamentos e atitudes dos colaboradores.
Especificamente, pretende-se analisar em que medida esta diminui os comportamentos
contraprodutivos (CCP), fomenta o desempenho individual (DI) e o empenhamento afetivo
(EA). Noutra perspetiva, os indivĂduos que colaboram com a respetiva empresa por opção
própria, e não por obrigação, estabelecem uma relação afetiva com esta, fomentando o
sentimento de pertença. Neste sentido, serão estudadas as relaçÔes entre o EA e os CCP e o
EA e o DI. Em particular, pretendem-se analisar as seguintes hipóteses de investigação: 1)
A IE relaciona-se negativamente com os CCP; 2) A IE relaciona-se positivamente com EA;
3) A IE relaciona-se positivamente com o DI; 4) O EA relaciona-se negativamente com os
CCP; 5) O EA relaciona-se positivamente com o DI. Apesar de as variĂĄveis em estudo terem
sido estudadas anteriormente, estas nĂŁo foram reunidas num Ășnico modelo de investigação.
Portanto, o especĂfico conjunto de hipĂłteses em anĂĄlise clarifica o contributo inovador deste
estudo. Para tal, foi recolhida uma amostra por conveniĂȘncia composta por 146 indivĂduos
que operam em vĂĄrios setores e que trabalham por conta de outrem. Para a anĂĄlise de dados
recorreu-se a correlaçÔes e a regressÔes lineares.
Os resultados indicam que a IE estĂĄ negativa e significativamente relacionada com os
CCP e positiva e significativamente relacionada com o EA e o DI. O EA estĂĄ negativa e
significativamente relacionado com os CCP e positiva e significativamente relacionado com
o DI. Todas as hipĂłteses foram confirmadas.
As ilaçÔes obtidas nesta investigação permitem apelar aos atuais departamentos de
recursos humanos a introdução de novas técnicas de recrutamento e seleção baseadas em
questÔes de caråter emocional.
Description
Keywords
InteligĂȘncia emocional (IE) Comportamentos contraprodutivos (CCP) Empenhamento afetivo (EA) Desempenho individual (DI)