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O impacto da inteligĂȘncia emocional nas atitudes e comportamentos dos colaboradores

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Abstract(s)

Anos de investigação tĂȘm vindo a evidenciar relevantes progressos no que respeita Ă  forma de caracterizar e conceituar um indivĂ­duo inteligente. Com efeito, no contexto profissional, sempre foi atribuĂ­do o prestĂ­gio aos colaboradores cuja sua qualificação e competĂȘncia tĂ©cnica se destacava dos demais. PorĂ©m, a evolução das investigaçÔes no Ăąmbito da Psicologia Organizacional tĂȘm vindo a atribuir, tambĂ©m, especial ĂȘnfase ao valor incontornĂĄvel que a inteligĂȘncia emocional (IE) acrescenta Ă s organizaçÔes. De facto, os colaboradores emocionalmente inteligentes tĂȘm a capacidade de se autoconhecer, de conhecer emocionalmente o outro, de gerir e lidar com as mais diversas manifestaçÔes emocionais nos mais diversos contextos. Esta capacidade promove agradĂĄveis interaçÔes entre colegas, fomenta o espĂ­rito e o trabalho em equipa e proporciona um melhor ambiente de trabalho. ReĂșnem-se, portanto, um conjunto de fatores que apelam Ă  concretização dos objetivos finais da organização. Assim, a qualificação de um colaborador nĂŁo estĂĄ somente condicionada Ă  componente prĂĄtica, mas tambĂ©m Ă  componente emocional. Dada a elevada relevĂąncia da IE em contexto empresarial, esta investigação tem como objetivo determinar o seu efeito nos comportamentos e atitudes dos colaboradores. Especificamente, pretende-se analisar em que medida esta diminui os comportamentos contraprodutivos (CCP), fomenta o desempenho individual (DI) e o empenhamento afetivo (EA). Noutra perspetiva, os indivĂ­duos que colaboram com a respetiva empresa por opção prĂłpria, e nĂŁo por obrigação, estabelecem uma relação afetiva com esta, fomentando o sentimento de pertença. Neste sentido, serĂŁo estudadas as relaçÔes entre o EA e os CCP e o EA e o DI. Em particular, pretendem-se analisar as seguintes hipĂłteses de investigação: 1) A IE relaciona-se negativamente com os CCP; 2) A IE relaciona-se positivamente com EA; 3) A IE relaciona-se positivamente com o DI; 4) O EA relaciona-se negativamente com os CCP; 5) O EA relaciona-se positivamente com o DI. Apesar de as variĂĄveis em estudo terem sido estudadas anteriormente, estas nĂŁo foram reunidas num Ășnico modelo de investigação. Portanto, o especĂ­fico conjunto de hipĂłteses em anĂĄlise clarifica o contributo inovador deste estudo. Para tal, foi recolhida uma amostra por conveniĂȘncia composta por 146 indivĂ­duos que operam em vĂĄrios setores e que trabalham por conta de outrem. Para a anĂĄlise de dados recorreu-se a correlaçÔes e a regressĂ”es lineares. Os resultados indicam que a IE estĂĄ negativa e significativamente relacionada com os CCP e positiva e significativamente relacionada com o EA e o DI. O EA estĂĄ negativa e significativamente relacionado com os CCP e positiva e significativamente relacionado com o DI. Todas as hipĂłteses foram confirmadas. As ilaçÔes obtidas nesta investigação permitem apelar aos atuais departamentos de recursos humanos a introdução de novas tĂ©cnicas de recrutamento e seleção baseadas em questĂ”es de carĂĄter emocional.

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InteligĂȘncia emocional (IE) Comportamentos contraprodutivos (CCP) Empenhamento afetivo (EA) Desempenho individual (DI)

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