| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 12.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro.
Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais.
Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Silva, P. (2007). Escolas, Famílias e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições.
