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O GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ana Maria de Sousa Neves | |
dc.contributor.author | Martins, Rute Alexandre da Costa | |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T15:04:10Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T15:04:10Z | |
dc.date.issued | 2023-12-21 | |
dc.description.abstract | Fruto da globalização e do consequente aumento das migrações, atualmente, as sociedades veem-se confrontadas com enormes desafios, nomeadamente, lidar com a crescente heterogeneidade na sociedade atual. Se esta é uma realidade na sociedade em geral, as escolas, enquanto “microcosmos” e espelhos dessas sociedades, não serão diferentes. De facto, a escola de hoje carateriza-se por uma enorme diversidade cultural, no entanto, a sua resistência à mudança e dificuldade de adaptação a esta nova realidade, tem trazido consequências no percurso escolar dos alunos, nomeadamente, no que diz respeito ao aproveitamento escolar e ao aparecimento de problemas disciplinares. Ora, esta realidade aliada à falta de comunicação, torna-se um “terreno fértil” ao aparecimento de tensões e conflitos escolares. Para dar resposta a estas e outras questões, surgiram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os Gabinetes de Mediação, os quais pretendem intervir de forma transformadora, empoderadora e integradora. Neste âmbito, surge a vontade de investigar o tema “O Gabinete de Mediação Escolar: realidades, dinâmicas e perspetivas: O Olhar do Aluno.”, precisamente para perceber o impacto que estas respostas podem ter na dinâmica escolar dos alunos e nas relações com os diversos atores educativos, dando especial foco à perspetiva dos alunos, relativamente à experiência vivenciada. Para o fazer, avançou-se com uma investigação numa escola de 2.º e 3.º ciclos do concelho de Leiria e privilegiou-se o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental, a observação participante (através das notas de campo) e entrevistas semiestruturadas. Este trabalho começa por fazer um pequeno enquadramento teórico, onde aborda subtemas como a escolaridade obrigatória, diversidade cultural, tensões, mediação escolar e interculturalidade, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e Gabinete de Mediação, seguindo-se, posteriormente, para a análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos na recolha de dados. Feita essa análise, são apresentadas as respetivas conclusões, conhecendo-se, desta forma, os resultados da investigação. Foi possível constatar-se que, de facto, este gabinete de mediação teve/tem um forte impacto nas dinâmicas escolares e relacionais dos alunos, impacto esse que, muitas vezes, extrapola as fronteiras da escola. Esta opinião é unânime entre todos atores educativos envolvidos nesta investigação, nomeadamente, no seio dos alunos que percorrem este caminho. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203562224 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9572 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escolaridade Obrigatória | pt_PT |
dc.subject | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | pt_PT |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_PT |
dc.subject | Gabinete de Mediação | pt_PT |
dc.subject | Tensões | pt_PT |
dc.subject | Mediação Escolar e Interculturalidade | pt_PT |
dc.title | O GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |