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O GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorMartins, Rute Alexandre da Costa
dc.date.accessioned2024-03-25T15:04:10Z
dc.date.available2024-03-25T15:04:10Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.description.abstractFruto da globalização e do consequente aumento das migrações, atualmente, as sociedades veem-se confrontadas com enormes desafios, nomeadamente, lidar com a crescente heterogeneidade na sociedade atual. Se esta é uma realidade na sociedade em geral, as escolas, enquanto “microcosmos” e espelhos dessas sociedades, não serão diferentes. De facto, a escola de hoje carateriza-se por uma enorme diversidade cultural, no entanto, a sua resistência à mudança e dificuldade de adaptação a esta nova realidade, tem trazido consequências no percurso escolar dos alunos, nomeadamente, no que diz respeito ao aproveitamento escolar e ao aparecimento de problemas disciplinares. Ora, esta realidade aliada à falta de comunicação, torna-se um “terreno fértil” ao aparecimento de tensões e conflitos escolares. Para dar resposta a estas e outras questões, surgiram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os Gabinetes de Mediação, os quais pretendem intervir de forma transformadora, empoderadora e integradora. Neste âmbito, surge a vontade de investigar o tema “O Gabinete de Mediação Escolar: realidades, dinâmicas e perspetivas: O Olhar do Aluno.”, precisamente para perceber o impacto que estas respostas podem ter na dinâmica escolar dos alunos e nas relações com os diversos atores educativos, dando especial foco à perspetiva dos alunos, relativamente à experiência vivenciada. Para o fazer, avançou-se com uma investigação numa escola de 2.º e 3.º ciclos do concelho de Leiria e privilegiou-se o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental, a observação participante (através das notas de campo) e entrevistas semiestruturadas. Este trabalho começa por fazer um pequeno enquadramento teórico, onde aborda subtemas como a escolaridade obrigatória, diversidade cultural, tensões, mediação escolar e interculturalidade, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e Gabinete de Mediação, seguindo-se, posteriormente, para a análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos na recolha de dados. Feita essa análise, são apresentadas as respetivas conclusões, conhecendo-se, desta forma, os resultados da investigação. Foi possível constatar-se que, de facto, este gabinete de mediação teve/tem um forte impacto nas dinâmicas escolares e relacionais dos alunos, impacto esse que, muitas vezes, extrapola as fronteiras da escola. Esta opinião é unânime entre todos atores educativos envolvidos nesta investigação, nomeadamente, no seio dos alunos que percorrem este caminho.pt_PT
dc.identifier.tid203562224pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9572
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscolaridade Obrigatóriapt_PT
dc.subjectTerritórios Educativos de Intervenção Prioritáriapt_PT
dc.subjectDiversidade Culturalpt_PT
dc.subjectGabinete de Mediaçãopt_PT
dc.subjectTensõespt_PT
dc.subjectMediação Escolar e Interculturalidadept_PT
dc.titleO GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

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