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A influĂȘncia da internet no marketing internacional e relacional das empresas

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Abstract(s)

O presente relatĂłrio tem por base o estĂĄgio curricular realizado no Ăąmbito do mestrado em Marketing Relacional, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e GestĂŁo do Instituto PolitĂ©cnico de Leiria. O estĂĄgio, com uma duração de 1096 horas, decorreu na empresa Smartidiom, Lda., cuja atividade principal Ă© a prestação de serviços linguĂ­sticos. A Smartidiom, Lda. opera no mercado internacional desde a sua fundação e pode ser definida como uma empresa born-global. No entanto, o reforço da internacionalização afigura-se indispensĂĄvel para uma empresa que pretende expandir a atividade e se confronta com um mercado nacional exĂ­guo, como Ă© o mercado portuguĂȘs, que atravessa um perĂ­odo de modesto dinamismo econĂłmico. O reforço da internacionalização Ă© tambĂ©m uma ambição natural numa economia global, baseada no conhecimento. As tarefas realizadas contribuĂ­ram para este objetivo de intensificação da internacionalização e incluĂ­ram aspetos relacionados com o marketing internacional, como a elaboração do plano de marketing internacional da empresa e com o marketing relacional, como, o contacto com clientes atravĂ©s da rede social de Ăąmbito profissional, o LinkedIn. Dado o Ăąmbito do mestrado e as tarefas desempenhadas, era importante analisar o papel da internet no marketing internacional e na construção de estratĂ©gias relacionais com clientes estrangeiros. Com este intuito foi realizada uma revisĂŁo da literatura, que permitiu concluir que o uso da internet nas atividades de marketing internacional Ă© particularmente importante para as pequenas empresas, dada a escassez de recursos disponĂ­veis. As caracterĂ­sticas internas das empresas, como o domĂ­nio das tecnologias da informação, condicionam o uso desta ferramenta. A literatura mostra que as empresas reconhecem a importĂąncia das redes sociais na construção dos relacionamentos com os clientes. No entanto, a utilização destas no contexto especĂ­fico do marketing internacional carece de anĂĄlise empĂ­rica.

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Marketing internacional Internacionalização Born-global Internet Marketspace Marketing relacional.

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