Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e área

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes de
dc.contributor.authorSilva, Maria Inês Diniz Ferreira da
dc.date.accessioned2025-06-23T09:45:39Z
dc.date.available2025-06-23T09:45:39Z
dc.date.issued2025-05-20
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à dimensão reflexiva, em que são apresentados, de forma fundamentada, os aspetos mais relevantes ao longo de todo o percurso de prática pedagógica. Esta parte encontra-se também dividida em dois capítulos, respetivamente 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada capítulo encontram-se caracterizados os contextos educativos e alguns referentes essenciais, de forma reflexiva e fundamentada. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. Esta parte relata um estudo realizado em duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 5.º ano de escolaridade), onde se procuram identificar as estratégias e dificuldades dos alunos na realização de duas tarefas que preveem o uso de unidades de medida não padronizadas e a mobilização das noções de área e perímetro. A análise das tarefas permitiu comparar estratégias e dificuldades dos alunos dos dois ciclos de ensino. Verificou-se que tanto os alunos do 1.º CEB como os alunos do 2º CEB recorreram ao material manipulável e que em ambos os alunos evidenciaram maior dificuldade na determinação do perímetro do que da área.por
dc.identifier.tid203956176
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13365
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPrática Pedagógica
dc.subjectEstratégias
dc.subjectUnidades de Medida Não Padronizadas
dc.subjectPerímetro
dc.subjectÁrea
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e área
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2. Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Maria Silva_PES.pdf
Size:
4.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: