Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e área
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes de | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Inês Diniz Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T09:45:39Z | |
dc.date.available | 2025-06-23T09:45:39Z | |
dc.date.issued | 2025-05-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à dimensão reflexiva, em que são apresentados, de forma fundamentada, os aspetos mais relevantes ao longo de todo o percurso de prática pedagógica. Esta parte encontra-se também dividida em dois capítulos, respetivamente 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada capítulo encontram-se caracterizados os contextos educativos e alguns referentes essenciais, de forma reflexiva e fundamentada. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. Esta parte relata um estudo realizado em duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 5.º ano de escolaridade), onde se procuram identificar as estratégias e dificuldades dos alunos na realização de duas tarefas que preveem o uso de unidades de medida não padronizadas e a mobilização das noções de área e perímetro. A análise das tarefas permitiu comparar estratégias e dificuldades dos alunos dos dois ciclos de ensino. Verificou-se que tanto os alunos do 1.º CEB como os alunos do 2º CEB recorreram ao material manipulável e que em ambos os alunos evidenciaram maior dificuldade na determinação do perímetro do que da área. | por |
dc.identifier.tid | 203956176 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13365 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Prática Pedagógica | |
dc.subject | Estratégias | |
dc.subject | Unidades de Medida Não Padronizadas | |
dc.subject | Perímetro | |
dc.subject | Área | |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e área | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2. Ciclo do Ensino Básico |