Repository logo
 
Publication

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL

dc.contributor.authorMilhano, Sandrina
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
dc.contributor.authorCantú, William Afonso
dc.date.accessioned2025-09-19T12:38:33Z
dc.date.available2025-09-19T12:38:33Z
dc.date.issued2025-09-11en_US
dc.date.updated2025-09-18T09:09:29Z
dc.description.abstractEste estudo apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de intervenção e inovação pedagógica que pretende promover a reflexão sobre a importância da educação estética e artística na transformação e desenvolvimento humano e comunitário, valorizando as questões da sustentabilidade e do desenvolvimento cultural. Utilizando a abordagem da Educational Design Research (EDR), o estudo foi implementado no Projeto Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC), com o objetivo de criar um roteiro pedagógico estruturado. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases: (1) análise dos fundamentos institucionais, conceituais e pedagógicos do protótipo, destacando a necessidade de ambientes de aprendizagem flexíveis e interculturais; e (2) conceção do protótipo, documentando as várias dimensões do roteiro pedagógico, tendo em conta a análise conceitual e o modelo selecionado de inovação pedagógica, a sua estrutura e aplicabilidade no ensino superior. Os resultados sugerem que a integração de práticas artísticas e pedagógicas promove uma maior consciência sustentável, crítica e inclusiva nos estudantes. O estudo contribui para a inovação pedagógica ao propor um modelo discutível, adaptável e transferível a diferentes contextos académicos e comunitários, para além de favorecer novas possibilidades de uso do EDR.por
dc.description.abstractThis study presents the process of developing an intervention and pedagogical innovation prototype that aims to promote reflection on the importance of aesthetic and artistic education in human and community transformation and development, valuing issues of sustainability and cultural development. Using the Educational Design Research (EDR) approach, the study was implemented in the Pedagogical Excellence and Innovation in Co-creation Project (EPIC) to create a structured pedagogical roadmap. The research was carried out in two phases: (1) analysis of the institutional, conceptual and pedagogical foundations of the prototype, highlighting the need for flexible and intercultural learning environments; and (2) design of the prototype, documenting the various dimensions of the pedagogical roadmap, taking into account the conceptual analysis and the selected model of pedagogical innovation, its structure and applicability in higher education. The results suggest that integrating artistic and pedagogical practices promotes greater sustainable, critical and inclusive awareness in students. The study contributes to pedagogical innovation by proposing a model that is debatable, adaptable and transferable to different academic and community contexts, as well as encouraging new possibilities for EDR use.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMilhano, S., Madureira, C., & Cantú, W. (2025). EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL. Brazilian Creative Industries Journal, 5(1), 70–92. https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4183
dc.identifier.doi10.25112/bcij.v5i1.4183
dc.identifier.issn2763-8677en_US
dc.identifier.slugcv-prod-4505732
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14097
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Feevale
dc.relationUIDB/05507/2020en_US
dc.relation.hasversionhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/4183
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectInovação pedagógica
dc.subjectEducação Artística
dc.subjectDesenvolvimento humano
dc.subjectComunidade
dc.subjectSustainability
dc.subjectPedagogical innovation
dc.subjectArtistic education
dc.subjectHuman development
dc.subjectCommunity
dc.titleEDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVELpor
dc.title.alternativeARTISTIC EDUCATION AND COMMUNITY DEVELOPMENT: DESIGN OF A PROTOTYPE FOR PEDAGOGICAL INTERVENTION AND INNOVATION TOWARDS SUSTAINABLE CULTURAL DEVELOPMENTeng
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage92
oaire.citation.issue1en_US
oaire.citation.startPage70
oaire.citation.titleBrazilian Creative Industries Journalen_US
oaire.citation.volume5en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMilhano
person.familyNameMadureira
person.familyNameCantú
person.givenNameSandrina
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.givenNameWilliam Afonso
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ
person.identifieryIxfe4MAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id4E12-804B-3E3F
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.ciencia-idE71E-D133-FB98
person.identifier.orcid0000-0001-6747-9472
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
person.identifier.orcid0000-0003-4079-9884
person.identifier.scopus-author-id57218279244
rcaap.cv.cienciaid4E12-804B-3E3F | Sandrina Milhano
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication67c76630-64e7-47c4-99a6-71c70c7e5a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4183-Texto_do_artigo-12162-1-10-20250917.pdf
Size:
711.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: